Comunidade quilombola da localidade Barra em Padre Marcos é certificada pela Fundação Palmares
Carmo Neto em 26 de agosto de 2023
No último dia 22, a Fundação Cultural Palmares certificou oficialmente novas cinco comunidades quilombolas. A Comunidade Quilombola do Povoado Barra, localizada na zona rural de Padre Marcos foi uma das honradas com essa certificação, marcando um passo significativo na promoção do direito à autodefinição e no acesso a políticas públicas destinadas à população negra no Brasil.
Essa medida não apenas reconhece sua história e cultura únicas, mas também abre as portas para o processo de titulação das terras que habitam.
Além da Comunidade Barra, outras quatro comunidades quilombolas receberam a certificação: Alto dos Capelas, no município de Pariconha, Alagoas; Novo Espaço, em Januária, Minas Gerais; Quilombo Mearim, em Quixeramobim, Ceará; e Sítio Poços do Lunga, no município de Coité do Nóia, Alagoas.
O processo de certificação envolveu a apresentação de documentação que incluiu ata da reunião ou assembleia que discutiu a autodeclaração, assinaturas da maioria dos participantes, um relato histórico da comunidade e o preenchimento do requerimento disponível na página da Fundação Cultural Palmares.
Os resultados do Censo de 2022 revelaram que no Brasil, 1.327.802 pessoas se autodeclaram quilombolas, representando 0,65% da população total. Essa população está espalhada por 1.696 municípios, de um total de 5.568 em todo o país.
Até o momento, em todo o Brasil, foram emitidas 2.951 certidões para 3.619 comunidades, destacando o compromisso contínuo em reconhecer e apoiar as comunidades quilombolas em sua luta pela preservação de sua cultura e território.
Com informações da Agência Brasil