Incêndio florestal que dura mais de sete dias mata animais no interior do Piauí
Carmo Neto em 11 de setembro de 2023
“A situação aqui nós não temos como conter todos os focos porque é de difícil acesso, é um povoado de comunidades que o pessoal é assistido por aqui, mas é de uma área de litígio com o Ceará”, explicou o vice-prefeito do município, Agostinho Ferreira.
Agostinho Ferreira destacou ainda que brigadistas da prefeitura e de municípios do Ceará estão ajudando a combater as chamas, mas que a situação segue crítica. Outros 11 brigadistas do município de Domingos Mourão também devem chegar ao local para ajudar nos trabalhos.
“Um fogo de grande proporção que não tem como a gente conter só, embora a gente tenha somado esforços, buscado informar os órgãos competentes. O Ceará tá mandado as brigadas deles e a gente é grato por isso, a comunidade toda está envolvida. É prejuízo na fauna e flora e nos animais, como bode, gado e porco que se alimentavam nessa região”, acrescentou.
O chefe da Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) de Quixeramobim no Ceará, José Sávio, informou que 14 brigadistas estão atuando em quatro frentes para eliminar os focos de incêndio.
“Estamos atuando no combate a incêndio florestal aqui no município de São João da Fronteira, chegamos no dia 09 por volta das 17h e encontramos o local com quatro incêndios fora de controle, conseguimos controlar um dos focos de incêndio a noite e agora estamos atuando nas quatro frentes que tem ativas, uma das frentes já está em fase de extinção e as demais nós estamos em combate, estamos em 14 pessoas somados aqui do estado do Ceará”, explicou.
Fonte: Cidade Verde