Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Uma flor pode vencer a Dengue

A experiência do plantio de crotalária no combate ao mosquito da dengue já foi realizada no município de Sorriso, em Mato Grosso, com bastante sucesso.

em 28 de abril de 2015

Uma florzinha amarela, simples, que atende pelo difícil nome de crotalária pode ser a solução para combater o mosquito da dengue e também da febre chikungunya. A planta se desenvolve bem em climas tropicais como o nosso e pode mesmo ser facilmente encontrada em beira de estrada. Ela exerce o controle biológico, atraindo as libélulas que, por sua vez, se alimentam do Aedes Aegypti. A libélula põe seus ovos nas mesmas águas paradas que o mosquito transmissor da dengue. Quando os ovos da libélula tornam-se larvas, elas também se alimentam da larva do Aedes. Portanto, a libélula é um predador natural do mosquito da dengue tanto na fase adulta, quanto ainda em larva.

Rede Brasil é parceira do Piaui em Foco

A experiência do plantio de crotalária no combate ao mosquito da dengue já foi realizada no município de Sorriso, em Mato Grosso, com bastante sucesso. Lá, os agentes de saúde distribuem a muda da planta gratuitamente para a comunidade. E o resultado é que no mês passado não foi registrado um caso sequer de dengue.

Crotalária e o combate biológico da Dengue

Crotalária e o combate biológico da Dengue

A descoberta foi feita em um congresso de produtores rurais. A Prefeitura de Sorriso apostou na planta e agora está colhendo muito mais do que flores. Com um cinturão de crotalária na cidade, os moradores estão aparentemente livres da dengue, uma doença que já registrou 1.464 casos em Teresina este ano.

Quem já teve dengue ou chikungunya sabe como as doenças são incômodas e doloridas. Há muitos anos, as autoridades de saúde realizam campanhas educativas para que a população elimine os depósitos de água para evitar que o mosquito deposite seus ovos. Mas a população não faz o dever de casa e, ano após ano, a dengue se multiplica.

A distribuição de sementes de crotalária pode ser uma alternativa viável para controlar o mosquito. A ação é barata e eficaz. Por isso mesmo, não custa tentar.

Fonte:  Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.