Eleição 2024: Em 15 dias, Piauí já registrou 19 desistências de candidaturas
Redação em 30 de agosto de 2024
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou até esta quinta-feira (29) um total de 19 desistências de candidaturas no Piauí, em apenas duas semanas do fim do prazo para registrar os nomes para a disputa eleitoral do ano de 2024. O Piauí registrou um total de 8.214 pedidos de candidaturas, sendo 493 para os cargos de prefeitos.
Os dados do DivulCand apontam que das 19 renúncias, 16 foram de candidatos a vereador, dois de candidatos a prefeito e um de candidato a vice-prefeito. Os três partidos os maiores números de renúncias foram: MDB (5), PT (4) e PODE (4).
De acordo com a lista dos candidatos desistentes, o maior registro de renúncias foi de mulheres, com um total de 12 desistências, em contrapartida, sete homens renunciaram às suas candidaturas.
O quantitativo de candidaturas será fechado somente após a eleição, já que pode haver alterações no número de candidatos em razão de casos de falecimento, renúncia, indeferimento de registros e outros.
O TSE, por meio da Justiça Eleitoral, no dia 15 de agosto deu início à fase de análise dos pedidos de candidatura feita por juízes eleitorais de primeira instância.
Esse procedimento segue até o dia 16 de setembro, prazo máximo para que todos os pedidos de registro, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.
Veja quais são os candidatos que renunciaram
Os candidatos a prefeito que desistiram foram: Edilene Pereira (MDB) do município de Demerval Lobão; e Idevaldo da Silva (PP) de Várzea Branca. O candidato a vice-prefeito foi Marcos Almeida (PP) de Palmeirais.
Já os candidatos a vereadores desistentes: Clistenes Moura (PT) do município de Amarante; Mateuzinho (MDB) de Cocal de Telha; José de Sousa (PSD) de Monsenhor Hipólito; Raimundo de Sousa (MDB) de Pimenteiras; Cleyton da Trindade (PSD) de Várzea Branca.
E as candidatas a vereadoras que renunciaram fora: Ynaiara Sousa (MDB) de Campo Maior; Giorlane Silva (PT) de Corrente; Eva da Silva (PODE) de Floriano; Maria Cantuário (PODE) de Jatobá do Piauí; Antônia Silva (PODE) de Miguel Alves; Francisca Resende (PODE) de Miguel Alves; Jacielle Silva (PCdoB) de Nazária; Iracema Farias (União) de Parnaíba; Valnice Regio (PT) de Porto; Delzirene de Sousa (PT) de Uruçuí; e Divina Sousa (MDB) de Várzea Branca.
Fonte: Portal O Dia