Inmet alerta para chuvas intensas em todo o Piauí nesta quarta-feira (8)
Jackelany Vasconcelos em 08 de janeiro de 2025
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas que devem atingir todos os 224 municípios do Piauí nesta quarta-feira (8). O aviso de grau amarelo, que representa perigo potencial, inicia nesta manhã e segue até as 10h da quinta-feira (9). O alerta abrange chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de intensidade moderada (40-60 km/h).
A previsão também indica baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A temporada de chuvas começa a ser mais visível em Teresina, com pancadas isoladas nas últimas semanas. A partir de hoje, as chuvas devem se intensificar, com previsão de maiores volumes entre os dias 8 e 16 de janeiro. Este período será marcado por temporais, rajadas de vento e raios, fenômenos típicos da convergência de dois tipos de chuvas no estado: as vindas do recôncavo baiano, com temporais rápidos, e as do Atlântico tropical, mais volumosas e duradouras.
De acordo com o climatologista e diretor da Defesa Civil do Estado, Werton Costa, a temporada chuvosa começa a se intensificar a partir desta quarta-feira. “Daqui em diante, esses dois tipos de chuva vão começar a se encontrar. Essa é a semana dos temporais, da descida da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o principal sistema de meteorológico do Nordeste, e os sistemas frontais vindos do Sul. A chuva vem, será boa, mas é preciso seguir os critérios de segurança”, explicou o especialista.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. O alerta destaca o risco de danos, embora com baixo índice de gravidade, e reforça a importância de precauções para evitar acidentes.
Este aviso de chuvas intensas segue a recomendação das autoridades de monitorar o clima e adotar medidas preventivas para a segurança. O impacto das chuvas será monitorado ao longo das próximas horas, e a população deve permanecer atenta às atualizações dos órgãos competentes.
Fonte: Portal O Dia