Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Filho de famoso sanfoneiro de São Julião segue passos do pai e monta banda de forró de raiz

"O sonho de meu pai, Chico Cadino, era que eu me torna-se no futuro, um grande sanfoneiro”

em 09 de março de 2014

O jovem Ricardo Rocha, 23 anos, filho do saudoso sanfoneiro Chico Cadino resolveu seguir a carreira musical do pai. Desde cedo Ricardo Rocha já demonstrava talento para a música. Ele conta que seu pai lhe presenteou com uma sanfona quando ele era bem novinho e que aos seis anos de idade, já sabia tocar as primeiras musicas.

“Aprendi com meu pai a tocar a música “casa da saudade”, do Flavio José, aos seis anos de idade, numa sanfona verde. Lembro-me que aquilo deixou meu pai muito feliz. O sonho dele era que eu fosse, no futuro, um grande sanfoneiro”, declarou Ricardo Rocha.
Tocando com o pai e o cantor Mariozan Rocha, num show em Brasília\DF(Imagem:Arquivo Familiar)
Tocando com o pai e o cantor Mariozan Rocha, num show em Brasília\DF

O jovem lembra ainda que no ano de 1999, ao lado de seu pai, gravou sua primeira faixa musical no CD Valores da Terra, patrocinado pelo prefeito da época, Carlão. Nesse período ele também percorreu algumas cidades da região e até outros estados como Tocantins e Brasília auxiliando seu pai Chico Cadino a cumprir sua movimentada agenda de shows.

“Eu sentia que tinha o dom de tocar sanfona, mas nunca quis seguir os passos de meu pai. Na maioria das vezes eu o acompanhava só pra agradá-lo. Eu sempre dizia pra mim e para minha família que não queria essa profissão”, revelou o jovem sanfoneiro.

Capa do primeiro CD de raiz.  Agora, com nome artístico : Ricardo Acordeon!(Imagem:Divulgação)
Capa do primeiro CD de raiz. Agora, com nome artístico : Ricardo Acordeon!

Com a morte de Chico Cadino, em maio de 2011, Ricardo Rocha conta que entrou num momento de instabilidade e introspecção, sem saber o que iria fazer de sua vida. Ele chegou a morar em Recife, e dizer que nunca mais voltaria a tocar. Após pensar muito e bastante incentivado pela família, em especial sua mãe, Fransquinha, sua irmã Francélia e sua noiva Keily Riccy, ele resolveu trilhar os caminhos do pai.

Atualmente seu primo Laurenrossi e seu amigo Raimundo Alencar completam sua banda!(Imagem:Divulgação)
Seu primo Laurenrossi e seu amigo Raimundo Alencar completam sua banda!

“Meu pai se foi, mas deixou tudo em casa, sanfona, som, carro… e certo dia, lembrando-me dele, comecei a tocar sua sanfona, foi ai, que pensei: vou realizar o sonho de meu pai, a partir de agora, vou lutar para tornar-me um sanfoneiro”, conta.

Cartaz de divulgação para shows de Ricardo Acordeon!(Imagem:Divulgação)
Cartaz de divulgação para shows de Ricardo Acordeon!

Ricardo Rocha desde então começou a dedicar-se de verdade e ao lado de outros músicos montou sua própria banda. Em 2013 ele foi eleito o melhor músico de São Julião e atualmente, para alegria da família, acaba de lançar seu primeiro CD com músicas de forró de raiz. Ricardo Rocha tem também, assim como seu pai, percorrido toda a região realizando seus shows e levando o sobrenome que seu pai tanto queria: hoje seu nome é: Ricardo Acordeon.

2 Comentários

  1. Jonas Bezerra de Alencar disse:

    É com muita alegria que vejo o Ricardo trilhando o caminho deixado pelo seu pai nosso GRANDE E SAUDOSO CHICO CADINO, mostrando tamanha desenvoltura e talento,acredito que ele esteja feliz com sua atitude RICARDO. Parabéns e SUCESSO Você merece.

  2. Profº Totonho disse:

    Dancei alguns forrós c/ Chico Cadino! Casamentos de minhas irmãs e tias, enfim, pense numas festas!!! Parabéns ao jovem Ricardo p/ empreendimento! Sucesso na carreira, dando continuidade ao seu inesquecível pai!.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.