Conheça Guilherme Dantas, o forrozeiro que supera a cegueira por meio da música
Guilherme Dantas é deficiente visual de nascença, mas isso não o impediu de ir em busca de seus sonhos no meio musical.
Cleiton Jarmes em 26 de dezembro de 2015
Guilherme Dantas é deficiente visual de nascença, mas isso não o impediu de ir em busca de seus sonhos no meio musical. A bonita história Do forrozeiro começou quando ainda era criança. Hoje, Guilherme é um artista completo, que compõe, canta e ainda toca vários instrumentos musicais, em especial a sanfona, seu principal xodó.
Aos 4 anos de idade tocava teclado, flauta e violão. O menino, apesar de deficiente visual, nunca sentiu isso como um problema, pois era destaque em tudo que fazia não pela sua limitação física, mas por sua forte personalidade artística que começava a aflorar, e isso o tornava diferente.
“Eu não tô nem vendo!” é seu bordão.
Em 2002 ele começa a tocar teclado em várias bandas de axé, forró, e passa a se apresentar em casas fixas toda semana.
Em 2007 Guilherme recebe o convite para estudar em São Paulo, no maior conservatório de música da América Latina, o Souza Lima e mais adiante, recebe convite para estudar nos Estados Unidos (EUA). Mas ele prefere o forró.
Em 2009 estuda Piano, teoria musical e até música em Braille, linguagem usada por cegos.
Aos 18 anos, Guilherme volta de São Paulo, e compra sua primeira sanfona, uma Scandalli preta de 80 baixos, aprende sozinho a tocar o instrumento, e em 2 meses já estava pronto para os palcos!
Foi sanfoneiro de França e Bete Nascimentos, ex-vocalistas de Mastruz com Leite.
Com o dom de compositor, toda história que ele vive vira canção e uma dessas canções lhe deu a oportunidade de entrar de vez no mundo poético da composição, mesmo não se levando muito a sério nas breves composições feitas de improviso, desde menino.
É de autoria dele as músicas “Imaginação”, “Facim, Facim”, “Agora é você quem vai me esperar”, “Toca o meu CD” gravada por Aviões do Forró ,a banda de maior destaque no Brasil, conhecida no Brasil e em outros países. A música “Portão Preto” foi gravada por outra banda, a Solteirões do Forró, sucesso em todo Nordeste. Ainda compôs “Chora Implora” e “Mente Mentirosa” gravadas pela banda Garota Safada, de grande sucesso nacional. A canção “Amor errado” foi recentemente gravada na voz de Walkyria Santos da banda Magníficos e Wesley Safadão e “Me ame ou me deixe” gravada por Safadão é um outro grande sucesso.
Sua mais nova música, “Zero Boi”, estourou e faz parte do repertório das principais bandas de forró do país.
Veja vídeo da nova música de Guilherme Dantas em parceria com Caninana:
felizmente. nao precisamos cantar com a nissa propria força, O Eepirito santo tem o poder de nos ajudar em nossao crecimento e capaz de nos tornarrortalecodos com o poder mediante ao começarmos um novo com paz e amor