Após fortes chuvas, barragens em Picos e Pio IX continuam em volume morto, segundo Dnosc
algumas ainda continuam com a capacidade em volume morto. O açude Cajazeiras em Pio IX está com capacidade de 0,72% e em Picos, o açude Fátima está com 1,08%.
Cleiton Jarmes em 26 de janeiro de 2016
Apesar de muitas barragens estarem sangrando por conta do aumento das chuvas no Estado, algumas ainda continuam com a capacidade em volume morto. O açude Cajazeiras em Pio IX está com capacidade de 0,72% e em Picos, o açude Fátima está com 1,08%.
De acordo com o diretor Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnosc) no Piauí, Djalma Policarpo, o órgão tem procurado fazer um levantamento do assoreamento das bacias, as erosões e das fissuras para fazer um diagnóstico dos problemas.
“Será encaminhado ao Dnocs do Ceará onde será feito um planejamento para um trabalho emergencial para solucionar esses problemas”, afirmou o diretor.
Ele disse que também está sendo feito projetos básicos de manutenção e operacionalização para ter uma segurança hídrica aos piauienses. “Sabemos que há barramento feito pela população e necessita de conscientização para uso racional já que a água é a questão do século”, declarou.
Veja o ranking das barragens:
As 5 que atingiram volume máximo
As 5 que estão abaixo do volume morto
Cidade Verde