Milagre deve garantir reeleição de Padre Walmir em Picos
No Brasil, vencer uma eleição pode ser tudo, menos fruto da providência divina. Mas parece que será dela que Padre Walmir (PT) se fará valer.
Cleiton Jarmes em 23 de setembro de 2016
No Brasil, vencer uma eleição pode ser tudo, menos fruto da providência divina. Mas parece que será dela que Padre Walmir (PT) se fará valer, caso consiga o feito da reeleição na cidade de Picos.
Enfrentando uma situação atípica, o prefeito já começou a “descascar os pepinos” de sua gestão assim que assumiu no lugar de Kleber Eulálio, hoje Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele recebeu a prefeitura “arrasada”, e teve que se desdobrar, em um ano e quatro meses, para garantir o reequilíbrio das contas.
Vivendo um histórico de maus prefeitos, a população de Picos acreditava que Walmir seria mais um nesta lista. E até que ele fosse visto como “prefeito dos pobres” demorou, não lhe bastando o título de padre e a ajuda das “beatas da cidade” – que hoje pedem voto em Walmir – para conquistar o eleitorado. Foi preciso se relacionar com o povo, para provar seu lado mais humano.
Nesta empreitada, Wellington Dias foi o fiel da balança, garantindo o andamento de diversas obras em favor da população, tendo como destaque o asfaltamento de ruas e avenidas, dando “cara nova” ao Centro e muitos outros bairros de Picos. São mais de R$ 24 milhões em obras, que incluem ainda calçamento, UBS e quadras poliesportivas.
Outro problema que dificultou bastante na gestão foi a escolha de uma equipe inexperiente, montada às pressas, de pouco trato e articulação. Ponto que lhe custou muito no aspecto político, aliado ao seu distanciamento dos vereadores, resultando em diversas ameaças dos proporcionais em abandonar o Padre no meio da campanha.
O estilo muquirana e tinhoso de Walmir se assemelha muito ao do ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes. Pragmático, não é de fazer promessas em palanque, e prefere permanecer longe dos políticos.
Teve ainda de enfrentar o poderio econômico de seu adversário, o empresário Gil Paraibano (PP), que já foi prefeito por oito anos, e tem ao seu lado o milionário senador Ciro Nogueira (PP), comandando o esquema político da campanha. Dono das revendedoras Fiat, Ford e de diversos imóveis na cidade de Picos, é tio da deputada Belê Medeiros (PP) e, mesmo assim chegou a ser conhecido, naquela época, como político dos mais pobres.
Se no início da campanha, a aposta certa era na vitória esmagadora de Gil Paraibano, hoje os rumos da eleição estão incertos, a 10 dias do pleito. A goleada parece cada dia menos evidente, prometendo um duro embate no dia 2 de outubro.
E se Padre Walmir conseguir manter-se no poder, poderá rezar aos céus, já que seu santo terá então operado um verdadeiro milagre.
AMIGO NAO TEM MILAGRE QUE DE JEITO … A VITORIA E DE GIL …NA VERDADE FALTA OPÇAO PARA PICOS ISSO SIM.
O PADRE PARA QUE POSSA GANHA PODERIA OLHA PARA TRAZ NA E
ÉPOCA QUE ERA SECRETARIO DE EDUCAÇÃO MINHA MULHER TRABALHO DOIS MESES ERA CONTRATADA MAIS COMPRIO SEU CONTRATO E OQUE ELA GANHOU FOI ATE HJ NUNCA RECEBEU OS DOIS MESES DE SALARIO QUE ERA DE DIREITO E POR O OUTRO LADO O PADRE FAZ VISTA GROSSA EM RELAÇÃO E NUNCA PAGOU E NEM VAI PAGAR AI EU PERGUNTO E OS PROFESSORES QUE TRABALHARAM DERAM SEU SANGUE E ATE HJ NÃO TEM ESPERANÇA DE RECEBER OQUE ERA DE DIREITO