Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

São Julião: Piscicultores de Piaus perdem 40 mil peixes. Veja fotos!

De acordo com os piscicultores da Associação de Criadores de Peixes de Piaus, prejuízo pode chegar aos 125 mil reais.

em 01 de maio de 2014

Cerca de 40 mil tilápias criadas em 47 tanques-redes dentro da Barragem Piaus, município de São Julião – PI apareceram mortas nesta quinta-feira, 1º de maio, preocupando criadores e responsáveis pelos criatórios.  Durante todo o dia,  sócios da Associação de Produtores de Peixes de Piaus realizavam o trabalho de recolhimento.

DSC_0085

Prejuízo pode chegar aos R$ 125 mil – Foto: Jeremias Carvalho

Uma máquina da prefeitura precisou ser utilizada para enterrar os peixes retirados do rio. Para Pedro Gomes, presidente da associação, o prejuízo pode chegar aos R$ 125 mil. “Estamos muito tristes com o acontecido, dia 15 de maio iríamos realizar nossa primeira despesca, inclusive já tínhamos muitas encomendas”, lamentou Pedro Gomes.

DSC_0107

Presidente da Associação Pedro Gomes lamenta ocorrido – Foto: Jeremias Carvalho

Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu, mas a falta de oxigênio na água devido à baixa temperatura que bruscamente acometeu aquela localidade, nos últimos dois dias pode ter ocasionado um choque-térmico e ser uma das possíveis causas da mortandade. O fato é que a Associação de Produtores de Peixes de Piaus que atualmente é composta por vinte famílias sofreu um enorme prejuízo.

DSC_0123

Uma máquina foi utilizada para enterrar os peixes – Foto: Jeremias Carvalho

Para Tarcísio Sousa, que deixou seu emprego em Recife, onde mantinha sua família, para vir trabalhar junto à Associação, a morte dos peixes, foi uma grande frustração. “É muito triste o que aconteceu, passamos oito meses trabalhando dia e noite junto ao grupo, e quando estávamos tão próximos de obter um pouco de lucro, isso aconteceu”, declarou.

DSC_0096

Criadores retiram peixes mortos do rio – Foto: Jeremias Carvalho

A Associação, no entanto, não pensa em abandonar os trabalhos. Para José Sousa, outro sócio, o trabalho com os alevinos deverá ser reiniciado. “Já entramos em contato com representamos do Dnocs e da Engesoft, empresas parceiras de nossa associação, pretendemos continuar com nosso trabalho e para isso precisamos de ajuda”, afirmou.

DSC_0091DSC_0092 DSC_0098   Curta o

 

Piaui em Foco no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=356430227745705&fref=ts

2 Comentários

  1. adriano disse:

    Que coisa , triste .

  2. luisa alencar disse:

    que prejuizo para os criadores de peixo do bom velho mais asim mesmo asa veses poderia acomtecer coisas pior

Os comentários estão encerrados para esta matéria.