Clique e saiba como anunciar
no piauiemfoco.

PUBLICIDADE

Morre Abimael Neto, dirigente do PT em Guaribas; Prefeito de Paes Landim, Francinaldo Moraes emite nota de pesar

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

O petista João Abimael Neto, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Guaribas, no Piauí, faleceu na madrugada desta quinta-feira (24), aos 56 anos, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, de São Raimundo Nonato, onde lutava contra problemas pulmonares. Ex-vereador e ex-secretário de Saúde, Abimael era uma figura central na política local e na luta pelo desenvolvimento do município que se tornou símbolo da superação da fome no Brasil.

Do Fome Zero ao exemplo de transformação

Localizada a 653 km de Teresina, Guaribas ganhou notoriedade nacional em 2003 ao se tornar a primeira cidade beneficiada pelo programa Fome Zero, lançado no governo Lula. Na época, o município era um dos mais pobres do país, com altos índices de insegurança alimentar.

Com a implementação de políticas sociais como o Bolsa Família, Guaribas passou por uma revolução. Dados do IBGE mostram que, entre 2003 e 2010, a extrema pobreza no município caiu 72%, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) subiu 47%. Hoje, a cidade é referência em educação e desenvolvimento local, provando que investimentos sociais geram mudanças concretas.

O legado de Abimael

Abimael Neto, natural de Paes Landim, mas atualmente residia em Guaribas, foi um dos protagonistas dessa transformação. Como vereador e secretário de Saúde, trabalhou para ampliar o acesso a serviços básicos e consolidar programas de redistribuição de renda.

O Fome Zero, que completou 20 anos em 2023, foi responsável por tirar 28 milhões de brasileiros da extrema pobreza, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O sucesso do programa inspirou iniciativas similares em outros países e reforçou a eficácia de políticas públicas no combate à fome.

O prefeito de Paes Landim, Francinaldo Moraes emitiu uma nota de pesar. Veja!

Fonte: Piauí Hoje

VEJA MAIS:

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
PUBLICIDADE