Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

São Julião troca de prefeito oito vezes em dois anos; veja cronograma!

O novo prefeito eleito no município é Jonas Alencar (PSB), que agora monta a sua equipe de transição para assumir a prefeitura a partir de janeiro.

em 02 de novembro de 2016

São Julião troca de prefeito oito vezes em dois anos

São Julião troca de prefeito oito vezes em dois anos – Foto: Reprodução

O município de São Julião – PI passa por uma crise política e administrativa provocada pela mudança constante de prefeitos.

Nos últimos dois anos, o ocupante do cargo do executivo municipal já foi trocado oito vezes.

saojuliao1478016453

Dança das Cadeiras em São Julião – Foto: Reprodução

Tudo começou em julho de 2014, quando o prefeito José Francisco de Sousa (PT), o Zé Neci, eleito com 2.381 votos, foi cassado. Ele e o vice foram acusados por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico nas eleições de 2012. A partir dessa cassação, os cerca de seis mil habitantes da cidade passaram a conviver com prefeitos tampões.

Após ficar uma semana no cargo de prefeito interino, o presidente da Câmara Municipal, Francilândio da Silva Carvalho, Cilândio (PP), foi afastado mediante liminar do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que retornou Zé Neci ao cargo de prefeito

Já em 2015 o prefeito Zé Neci é novamente cassado e Cilândio assume outra vez o comando do município. Cinco dias depois os vereadores realizam uma nova eleição para a mesa diretora e elegem Francisco De Assis (PSD) como presidente. De Assis é empossado então como prefeito do município.

Mas a história ainda continua. Poucos dias depois, Cilândio consegue liminar e volta ao cargo de prefeito, que é retomado novamente por De Assis.

Por fim, em dezembro de 2015, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retorna Zé Neci ao cargo de prefeito. No entanto, passado o processo eleitoral de 2016, uma nova reviravolta. Nessa segunda-feira (31), o presidente da Câmara, De Assis, realizou uma Sessão Extraordinária afastando o prefeito e o vice, por 6 votos a 1.

O novo prefeito eleito no município é Jonas Alencar (PSB), que agora monta a sua equipe de transição para assumir a prefeitura a partir de janeiro.

Portal O Dia

1 Comentário

  1. Alexandre disse:

    Isso é uma vergonha, eu tinha orgulho de dizer que era de São Julião, hoje tenho vergonha de dizer que sou de São Julião. Terra sem Lei, terra dos poderosos…

Os comentários estão encerrados para esta matéria.