Palestra de Caco Barcellos lota auditório do SaLiVag em Picos
O jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos, ministrou nesse sábado (19) uma palestra na 4ª edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas (SaliVaG).
Cleiton Jarmes em 21 de novembro de 2016
O jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos, ministrou nesse sábado (19) uma palestra na 4ª edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas (SaliVaG). Com o tema “Como gerenciar crises, baseado em sua experiência jornalística com cases”, Caco falou por quase duas horas ao público, formado por profissionais da comunicação, empresários, professores, estudantes e autoridades da cidade, que lotaram o auditório no estádio Helvídio Nunes.
Durante a palestra, o jornalista abordou sobre a desigualdade social no Brasil, que reflete na educação, saúde e segurança do país.
Com a bagagem de mais de 40 anos de profissão, o jornalista contou histórias, que testemunhou durante suas reportagens, dos problemas sociais da população brasileira, principalmente daqueles que vivem em regiões periféricas e não tem as mesmas oportunidades de pessoas da classe alta brasileira.
Caco citou ainda dados sobre a violência no Brasil, informando que 60 mil brasileiros morrem por ano, vítimas de assassinato e que a maioria das mortes não é provocada por bandidos e nem por policiais e sim pelos chamados “cidadãos de bem”, que se sentem no direito de tirar a vida do outro e por motivos fúteis. “É pai matando filho, é o filho matando o pai e homens matando suas companheiras”, lamentou.
Caco Barcellos exibiu três vídeos durante a palestra: dois sobre o Programa Profissão Repórter, exibido na Rede Globo, que é comandado pelo próprio jornalista e o outro sobre a histórica cobertura do conflito entre palestinos e israelenses na cidade de Nablus, em abril de 2002. Na ocasião, o carro da equipe de reportagem foi metralhado pelo exército israelense. Apesar do susto, ninguém saiu ferido.
Por último, Caco lembrou um pouco da sua origem e do início da sua carreira em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No final da palestra, o jornalista foi aplaudido de pé pelo público presente no evento.
O prefeito Padre Walmir Lima e a secretária de Educação, Rosilene Monteiro, também prestigiaram a palestra.