Vila Nova do Piauí conquista pela terceira vez consecutiva o Selo UNICEF
Ao aderir ao programa o prefeito Arinaldo Leal, em nome do município, comprometeu-se a planejar e desenvolver diversas ações sociais no município.
Cleiton Jarmes em 01 de dezembro de 2016
O município de Vila Nova do Piauí conquistou o Selo UNICEF “Município Aprovado”, edição 2013-2016, por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Do Piauí apenas 40 municípios ganharam o Selo. A lista oficial foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 30. O Selo UNICEF ‘Município Aprovado’ é o reconhecimento internacional destinado aos municípios pela conquista de resultados dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, a partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF.
Os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Os municípios inscritos deveriam pontuar em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O município de Vila Nova conquista o Selo pela terceira vez consecutiva através dos resultados obtidos com relação às Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social rumo aos objetivos do SELO UNICEF.
Ao aderir ao programa o prefeito Arinaldo Leal, em nome do município, comprometeu-se a planejar e desenvolver ações de modo intersetorial pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, cultura, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
A articuladora do Selo, professora Marli Veloso falou sobre as ações do selo no município.“ O UNICEF tornou-se um grande parceiro do município pois nos impele a promover o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; além de monitorar e avaliar o desempenho do município, a partir de um conjunto de indicadores sociais; e, ao final do período de avaliação certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência. Podemos afirmar que os indicadores dos quais nos orgulhamos é fruto de um trabalho coletivo para o qual o UNICEF tem sido de grande importância por nos ajudar a dialogar e a definir prioridades.” Marli Veloso – Articuladora Municipal do UNICEF.
O prefeito Arinaldo Leal disse que termina o seu terceiro mandato com a sensação e a alegria do dever cumprido. ” É uma alegria muito grande para todos nós que fazemos a administração pública municipal de Vila Nova pelo reconhecimento internacional e o resultado positivo do Selo, isso prova o nosso comprometimento com ações voltadas para a promoção e o bem estar social de nossas crianças e adolescentes, agradeço a todas as pessoas envolvidas nesse processo”.
Arinaldo Leal fez ainda uma avaliação do caminho até a conquista do Selo e destacou ações e conquistas no município. “Vila Nova tem crescido muito nos últimos anos, fomos um dos primeiros municípios a criar o Conselho Tutelar, trabalhamos muito com a ideia de investir no hoje das nossas crianças e adolescentes, pois elas precisam hoje, o futuro é conseqüência do presente, investimos nas políticas públicas que atendem as mães e as crianças desde da gestação e durante toda a vida das crianças e adolescentes, onde ofertamos exames laboratoriais e de imagem e todo acompanhamento, construímos creches que atendem crianças de 0 a 2 anos de idade, para formar cidadãos. Temos a inserção destes nos grupos culturais e esportivos, ações que evitam crianças no álcool, na violência e temos colhido bons frutos, trabalhamos a prevenção e por isso investimos em profissionais capacitados para trabalhar com nossas crianças e adolescentes.” disse o prefeito.
No eixo Impacto Social, foram avaliadas ações como a Semana do Bebê, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em que pais e especialistas discutiram a importância dos cuidados e direitos das mulheres e crianças desde a gestação até os seis anos de idade. Também foi avaliada mobilizações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. As ações do NUCA como a campanha Fora da Escola Não Pode e outras ações educativas envolvendo o público infantil também tiveram análises.
Na Gestão de Políticas Públicas, o município de Vila Nova cumpriu todas as metas de educação, saúde e assistência social. E no eixo Participação Social, uma das prerrogativas aos inscritos ao selo foi a promoção de dois fóruns destinados às discussões das políticas públicas e ações que garantem os direitos das crianças e adolescentes. O primeiro ocorreu em 2013 e o último em junho deste ano.
Nesta edição do selo três ações ganharam destaque, NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, a semana do bebê e a Campanha Infância sem Racismo– A Campanha Infância sem Racismo contribuiu para dar maior visibilidade às ações de combate ao racismo que o município já desenvolve, pois em Vila Nova todo dia é dia de combater o preconceito racial e toda forma de exclusão social.