Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

‘Faxineira-professora’ de São Julião é destaque no ‘Fantástico’ da Globo por trabalho voluntário realizado no DF

Na capital, o trabalho da professora não foi em sala de aula. Para adquirir renda, Margarida foi gari, varrendo ruas; depois foi diarista e fez “faxinas” até em cemitério, onde ganhava R$ 1,00 por cada túmulo lavado.

em 09 de janeiro de 2017

A professora Margarida Minervina, natural de São Julião-PI, foi destaque no ‘Fantástico’ da Rede Globo neste domingo (08). Foto: Reprodução ‘Fantástico’

Na noite deste domingo (08), a edição do “Fantástico” da Rede Globo trouxe como destaque a história de luta da professora Margarida Minervina da Silva, natural de São Julião – PI.

“Margarida do Primo”, como é popularmente conhecida, é a 15ª filha de um casal de lavradores. Formou-se como professora aos 18 e com 23 anos mudou-se para Brasília em busca de dias melhores.

“Margarida do primo”. Foto reprodução ‘Fantástico’

Na capital, o trabalho da professora não foi em sala de aula. Para adquirir renda, Margarida foi gari, varrendo ruas; depois foi diarista e fez “faxinas” até em cemitério, onde ganhava R$ 1,00 por cada túmulo lavado.

A renda adquirida deu a ela condições de comprar um “barraco” na comunidade Sol Nascente, localizada na cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, e considerada, nó último senso do IBGE, como a segunda maior favela do país.

Margarida oferece aulas de reforço através de sua Associação “Despertar Sabedoria no Sol Nascente”, sediada ao lado de sua casa, na cidade Satélite de Ceilândia – DF. Foto reprodução ‘Fantástico’

A “faxineira-professora” reside na comunidade há 15 anos, local onde não existe esgoto canalizado, nem delegacia ou hospitais. Lá, Margarida leciona na única escola estadual da favela. Mas ficou conhecida pelo trabalho voluntário desenvolvido na área da educação através de sua Associação “Despertar Sabedoria no Sol Nascente”, pela qual auxilia os alunos repetentes de escola pública da comunidade a alcançarem a aprovação através de aulas de reforço que resgatam o interesse das crianças pelos estudos.

Assista a reportagem:

https://youtu.be/XgQWvcA6Kcs

1 Comentário

  1. maria lucia disse:

    Amei essa historia, e ainda mais margarida é uma pessoa da minha terra. Eu também sou de São Julião pi. Parabéns professora a sr é um exemplo de vida.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.