Chuvas não abastecem reservatórios e operação Carro-Pipa continua
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, caso as chuvas fossem suficientes a operação iria ser suspensa por cerca de 60 dias.
Sarah Maia em 03 de fevereiro de 2017
A operação Carro-Pipa, que é coordenada desde agosto de 2016 pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC), terá continuidade durante os próximos meses, uma vez que as chuvas que caíram até o momento não foram suficientes para o abastecimento dos reservatórios.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, caso as chuvas fossem suficientes a operação iria ser suspensa por cerca de 60 dias.
“Em janeiro do ano passado, devido às fortes chuvas, o abastecimento chegou a ser suspenso. Este ano vamos aguardar o prosseguir do inverno, pois não adiantar dar continuidade a operação se as cisternas estiverem cheias”, relatou o coordenador.
O abastecimento retorna a ser realizado no dia 07 de fevereiro. O batalhão coordena a operação em Picos e em mais seis municípios da região que recebem o abastecimento do programa.
A quantidade de rotas para o município sofreu uma redução, uma vez que foi realizado um recenciamento que constatou que 940 pessoas necessitam de abastecimento hídrico.
“Cada pessoa tem direito a vinte litros de água por dia, o que eu acho muito pouco, mas infelizmente somente o Ministério da Integração é que pode aumentar a quantidade de rotas. É importante salientar que o abastecimento só será suspenso caso as chuvas encham os reservatórios”, informou Oliveiro Luz.
Operação Carro-pipa
A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.
Picos 40 Graus