Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Estudantes se revoltam contra transporte escolar em Aroeiras do Itaim

Em vídeos e fotografias, eles expõem o interior do veículo sujo, com uma porta que não fecha, bancos quebrados, uma janela estilhaçada e até um adolescente que teria se ferido nos vidros da janela quebrada.

em 17 de março de 2017

(Foto: Reprodução)

A situação do transporte escolar em Aroeiras do Itaim ganhou repercussão depois que estudantes da zona rural do município usaram as redes sociais para denunciar o estado do ônibus escolar encarregado de levar alunos da rede municipal e estadual de educação.

Em vídeos e fotografias, eles expõem o interior do veículo sujo, com uma porta que não fecha, bancos quebrados, uma janela estilhaçada e até um adolescente que teria se ferido nos vidros da janela quebrada. O veículo está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim.

A adolescente Francysmara Santos, 15 anos, explica porque resolveu divulgar o caso nas redes sociais. “O ônibus está muito acabado, a gente corre risco de vida. A gente decidiu gravar o vídeo mostrando a situação porque a gente não acha justo um ônibus daquele jeito ser transporte escolar”, argumenta.

“O ônibus não tem condições de ir nas estradas, tem uma ladeira que é muito dificultosa para os alunos subirem a pé”, diz Marlúcia dos Santos, 15 anos, estudante da estadual. Segundo ela, todos os passageiros são obrigados a descer para que o veículo denunciado possa subir uma ladeira que faz parte do percurso até a sede do município.

Os estudantes protestam contra a mudança de veículo, pois, segundo eles, até o ano passado as comunidades da região eram atendidas por um ônibus com todas as condições para o transporte escolar, mas este teria sido transferido para outra comunidade do município, o que gerou revolta entre os pais e os estudantes.

“O carro que tinha que estar lá era o micro-ônibus que já tinha, com um motorista acostumado a trabalhar, não esse carro velho que botaram agora. Esse aí está lá porque não querem em lugar nenhum mais”, reclama o lavrador Josino Carvalho Moura, que tem três filhos que dependem do transporte escolar para frequentar as escolas do município.

A falta de estrutura do ônibus é denunciada também pela jovem Juliana Maria de Sousa, 22 anos, residente na comunidade Passagem Funda, aluna da rede estadual de educação. A jovem tem mobilidade reduzida, mas o veículo atual não oferece condições de acessibilidade. “Antes era [adaptado], mas agora é só um carro velho caindo aos pedaços”, critica a estudante.

Outro lado

A reportagem do Grande Picos procurou a secretária municipal de Educação de Aroeiras do Itaim, Maria Fátima de Sousa Rodrigues. A gestora informou que a situação já está contornada e que o veículo filmado pelos estudantes já passou por uma revisão completa. De acordo com a secretária, o ônibus que antes transportava os adolescentes agora serve como transporte escolar para os alunos de uma creche municipal.

“A situação já está contornada. Os alunos ficaram chateados porque a gente fez uma troca do ônibus de uma rota por outro, por haver a necessidade da gente fazer a substituição do ônibus com mais segurança para transportar alunos de dois a seis anos”, explica.

Após a denúncia dos estudantes, Maria Fátima pontua que o veículo que aparece nas imagens foi levado para uma oficina mecânica e passou por uma revisão completa antes de retornar ao transporte dos alunos da região. “Hoje o ônibus está em risco de trafegar normalmente sem oferecer risco aos alunos, eles estão em segurança”, garante.

Ônibus passou por conserto – Foto: Divulgação/Secretaria de Educação de Aroeiras do Itaim

Maria Fátima nega a informação de que o ônibus escolar estivesse em condições ruins. Ela afirma que os adolescentes depredaram o veículo antes de fazer as imagens e divulgar o caso nas redes sociais.

“A janela foi quebrada por eles, o banco também foi arrancado por eles. Quer dizer, eles depredaram primeiro o ônibus para depois gravar, então a gente registrou um boletim de ocorrência, temos testemunhas de que primeiro houve a depredação e depois as imagens, mas isso já foi corrigido”, defende a secretária, reforçando que de toda a frota escolar de Aroeiras do Itaim, este seria o único veículo em condições de atenção.

Boletim de Ocorrência registrado após suposto vandalismo em ônibus da frota escolar – Foto: Reprodução

Transporte estadual

A gerente da 9ª Gerência Regional de Educação de Picos, Noêmia Marques, destaca que em Aroeiras do Itaim o transporte dos alunos da rede estadual fica a cargo do município. Para isso, o Governo do Estado, através da Secretária de Estado da Educação (SEDUC), faz um repasse mensal para auxiliar o município nas despesas. “Então o transporte do aluno do estado fica sob responsabilidade da rede municipal em Aroeiras do Itaim”, comenta a gerente.

Noêmia Marques acrescenta que não estava ciente do caso antes de ser procurada pela reportagem do Grande Picos.

Noêmia Marques – Foto: Fabrício Sousa

O vereador oposicionista Edvá Barroso afirmou que está solidário ao caso dos estudantes e prometeu acompanhar a situação de perto. “Acompanhamos essa denúncia via vídeo e depois alunos e pais de alunos nos procuraram. Estamos aqui solidários e vamos acompanha-los até onde for necessário. Se for preciso denunciar ao Ministério Público, a gente vai, além de fazer também as nossas denúncias na Câmara e Vereadores”, frisa o parlamentar.

O Grande Picos conversou com a conselheira tutelar Maria Isabel de Sousa Rodrigues sobre a denúncia de vandalismo no ônibus escolar do município. Por telefone, ela informou que o órgão está acompanhando o caso e já convocou os pais dos estudantes apontados como responsáveis pelo ato para uma reunião.

Ônibus passou por conserto – Foto: Divulgação/Secretaria de Educação de Aroeiras do Itaim

Fonte:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.