Dados mostram redução de 63% nos casos de dengue no Piauí
Em relação à febre chikungunya, foram 529 notificações, uma queda de 56,7% em relação ao mesmo período de 2016.
Sarah Maia em 25 de maio de 2017
Dados apresentados nessa quinta-feira (25) pela Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostram que de janeiro a 24 de maio de 2017, o Piauí notificou 1.442 casos de dengue, uma redução de 63% em relação ao mesmo período do ano passado, em que registrou 3.893 casos.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Mariane Araújo, a queda nos índices deve-se a conscientização da sociedade em relação às medidas preventivas de combate à proliferação do mosquito.
“Também há intensificação do combate ao vetor por parte dos municípios. Por isso mesmo é tão importante que as notificações dos agravos sejam realizadas pelos profissionais, para que possamos analisar essa queda de dados”, contou.
Buriti dos Montes, Oeiras, Piracuruca, Pedro II e Teresina apresentaram maior número de casos prováveis notificados. De acordo com os dados, as notificações sobre casos de dengue foram realizadas por um total de 86 municípios em todo o estado.
Já os casos de febre chikungunya somaram 529 notificações, uma queda de 56,7% em relação ao mesmo período de 2016. As notificações de 28 casos de zika vírus ocorreram em quatro municípios, sendo apenas seis confirmados.
Mariane Araújo destaca ainda que o fim do período chuvoso não indica que o cuidado com proliferação do mosquito transmissor deve cessar, isso porque há outros fatores além da água que ajudam as larvas do mosquito a se multiplicar.
“Posso exemplificar, na região Sul do Estado em que a população tem a necessidade de acumular água em razão da escassez, é necessário o monitoramento desse acúmulo para que não sirva como depósito de criadouro de vetores”, disse.
G1 PI