Banco do Nordeste realiza Dia “D” para regularização de dívidas rurais no Piauí
As agências do Banco do Nordeste no Piauí realizam, nesta terça-feira (20), em 16 municípios de sua jurisdição, o Dia “D” para regularização de dívidas no Estado
Cleiton Jarmes em 21 de junho de 2017
As agências do Banco do Nordeste no Piauí realizam, nesta terça-feira (20), em 16 municípios de sua jurisdição, o Dia “D” para regularização de dívidas no Estado, com base na Lei 13.340/2016. Cerca de 4.500 operações já foram liquidadas ou renegociadas no Piauí, desde janeiro deste ano, resultando em R$ 264 milhões em valores regularizados.
Os eventos acontecem em Amarante, Avelino Lopes, Barras, Batalha, Beneditinos, Betânia do Piauí, Cristino Castro, Floriano, Lagoa do Sítio, Picos, Piripiri, Santa Rosa do Piauí, Sebastião Leal, Socorro do Piauí, assim como em Araioses (MA) e Campo Alegre de Lourdes (BA). Os municípios selecionados contêm a maior quantidade de operações enquadráveis no instrumento legal.
A Lei 13.340/2016 permite que agricultores recebam descontos de até 95% em dívidas contratadas até 2011. As vantagens da renegociação incluem, além dos descontos, a concessão de novo prazo para amortização, com vencimento da primeira parcela em 2021 e da última parcela em novembro de 2030, com processo simplificado de análise da dívida.
Em todos os estados do Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, o Banco do Nordeste já regularizou mais de 52 mil operações de dívidas rurais. O montante renegociado supera R$ 2,4 bilhões. Os juros da renegociação variam de 0,5% ao ano, para agricultores familiares, a 3,5% ao ano, para grandes produtores.
Ascom BNB