Em Alegrete, Secretaria de Educação promove seminário sobre ‘Prova Brasil’
O evento foi realizado em reconhecimento a importância da avaliação, prevista para acontecer entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, conforme publicado no Diário Oficial da União em maio.
Sarah Maia em 23 de junho de 2017
Visando o bom desempenho dos alunos de Alegrete do Piauí, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação local, promoveu na manhã desta sexta-feira (23) o ‘Seminário Prova Brasil’, pontuando importantes questões a cerca do assunto junto aos profissionais da educação.
Professores, diretores e coordenadores do ensino fundamental I e II, turno e ‘contra turno’ reunidos no ‘Espaço Cultural’ do município, acompanharam a palestra ministrada pela coordenador geral do ‘Mais Educação’ local, Alzira Ramos, que apresentou os atuais resultados do ‘IDEB’ estadual e local, com o objetivo de promover a análise das matrizes com os descritores de português e matemática, identificando como se saíram na prova anterior realizada no ano de 2015.
Segundo Alzira Ramos, após a explanação em torno dos índices, é possível então realizar trabalhados nas escolas direcionados a melhoria dos mesmos.
A secretária municipal de Educação, Valdenia Silva, afirmou ao Piauí em Foco que o evento deu-se em reconhecimento a importância da avaliação, prevista para acontecer entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017, conforme publicado no Diário Oficial da União em maio. A professora Valdenia destacou ainda a educação como uma das prioridades do prefeito Márcio Alencar, que promoveu, desde seu último mandato, grandes avanços com diversos investimentos em Alegrete, oportunizando, por exemplo, a oferta do ensino da Creche a Universidade.
A ‘Prova Brasil’ é o principal indicador da qualidade da educação básica do país, estando o Piauí em posição de destaque por ser um, dos apenas 4 estados do país, a atingir a meta nacional de 3.2 na avaliação; feito alcançado consecutivamente há anos e enfatizado pela atual administração do estado. A secretária de Estado da Educação, deputada Federal Rejane Dias, já anunciou a nova meta, dobrando os esforços para aumentar o índice em 3.6; para isto, o Governo tem investido ainda mais em infraestrutura, na implantação de novos programas e nas parcerias e apoio junto aos municípios, como o reforçado na ocasião do aniversário de Alegrete do Piauí, no final de abril, quando o governador Wellington Dias, a secretária Rejane e comitiva estiveram em visita na cidade junto ao prefeito Márcio Alencar e na ocasião as autoridades participaram da aula inaugural na reabertura do polo da UAB. Em discurso no evento, a deputada reafirmou todos os esforços para o progresso educacional local.
PROVA BRASIL
A Prova Brasil e uma avaliação censitária que engloba os alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas do país, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam dessa avaliação as escolas que possuem um mínimo de 10 alunos matriculados nos anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por ente federativo. A mesma procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são analisadas habilidades relativas a anos anteriores ao que ele está matriculado. O conjunto dessas habilidades são organizadas em competências. Seu resultado é um dos componentes utilizado no cálculo do IDEB, que ao utilizar outros fatores no cálculo, define uma nota que pode ir de 0 a10 pata a escola, cidades, estados e para o Brasil.