MARCOLÂNDIA | Assistência Social realiza X Conferência Municipal e debate a ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS’
Segundo relatou a secretária da pasta, Lara Suzanny, o evento deu-se com o objetivo de analisar, propor e deliberar sobre as políticas de assistência social no município para fortalecer as ações do segmento.
Sarah Maia em 07 de julho de 2017
Na manhã desta sexta-feira (07/07), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Marcolândia, juntamente com membros do Conselho Municipal de Assistência Social, além de toda equipe do CRAS e do Conselho Tutelar, deu início a realização da ‘X Conferência Municipal de Assistência Social de Marcolândia’.
Segundo relatou a secretária da pasta, Lara Suzanny, o evento deu-se com o objetivo de analisar, propor e deliberar sobre as políticas de assistência social no município para fortalecer as ações do segmento. Sendo, de acordo com a mesma, uma grande oportunidade para avaliar e gestão compartilhada.
O prefeito Francisco Pedro de Araújo, o ‘Chico Pitú’, abriu as atividades da Conferência reforçando sua inteira dedicação em desenvolver ações pela garantia dos direitos socioassistenciais.
“Estamos aqui para apoiar a todas as secretarias, apoiar as nossas crianças, jovens, adultos e idosos com muito respeito. Estou à disposição de todas as secretarias e peço que trabalhem em parceria para o bom desenvolvimento do nosso município”, afirmou o gestor.
Sediada na Câmara Municipal de Vereadores, a edição 2017 do evento recebeu grande público que acompanhou a palestra com o tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS’, ministrada pela assistente social Ana Gardênia, que comandou na sequência um debate sobre o assunto exposto.
Ao Piauí em Foco, a profissional relatou a importância do Conselho Municipal da pasta no desenvolvimento das pretensas atividades desenvolvidas junto à população. “O Conselho é um órgão encarregado da sociedade, responsável por zelar, fiscalizar e monitorar a política municipal de Assistência Social. Na sua Lei Orgânica, essa política tem que ser descentralizada, democrática e participativa. Este é o espaço aberto a todos que queiram participar, onde temos a oportunidade de elaborar propostas e deliberar as questões de promoção e aprimoramento da política pública social”, afirmou a palestrante Ana Gardênia.
Na segunda etapa do evento, pela parte da tarde, foram formados os grupos para discussão dos 4 eixos temáticos propostos, sendo:
EIXO I: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais;
EIXO II: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS;
EIXO III: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;
EIXO IV: A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Na ‘Plenária Final’, os grupos puderam expor as ideias levantadas e as propostas debatidas, seguindo para apresentação das Moções e Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual, ficando definido os nomes dos representantes que terão a responsabilidade de defender, em Teresina,, as propostas levantas no município na ocasião da Conferência Municipal.
Além das autoridades já citadas, também esteve presente ao evento a vice-prefeita Vanete Rodrigues; a primeira dama e secretária municipal de Educação, Armandina de Araújo; a secretária municipal de Assistência Social, Lara Suzanny; o secretário de Desenvolvimento Rural, Reginaldo Sousa; o secretário municipal de Saúde, ‘Dibá’; secretário de esporte, ‘Esquerdinha’; demais secretariado e profissionais de diversas áreas que uniram-se para contribuir a Conferência.
Confira as imagens: