FRONTEIRAS | Secretaria de Educação promove ‘III Seminário Municipal de Alfabetização do PNAIC’
Na ocasião, a secretária da Educação de Fronteiras, Verônica Ribeiro, afirmou sua alegria em poder promover o momento enriquecedor aos professores, sobretudo por ser um marco no funcionamento real e efetivo do PNAIC que anteriormente não estava sendo desenvolvido no município.
Sarah Maia em 08 de julho de 2017
Visando o pleno desenvolvimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Fronteiras, com o objetivo de promover a reflexão da alfabetização criativa, a Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã deste sábado (08/07), o ‘III Seminário Municipal de Alfabetização do PNAIC’.
O evento, primeiro promovido pela atual gestão da prefeita Maria José, reuniu no auditório ‘Dona Quinô’ os profissionais que atuam diretamente nas cinco escolas, dentre a sede e zona rural, envolvidas no ciclo do Pacto.
Na ocasião, a secretária da Educação de Fronteiras, professora Verônica Maria Pereira Ribeiro, afirmou sua alegria em poder promover o momento enriquecedor aos professores, sobretudo por ser um marco no funcionamento real e efetivo do PNAIC no município; Pacto considerado pela gestora de extrema importância e que não estava sendo desenvolvido na cidade.
“Ao assumir a administração, nós pegamos esse programa com algumas dificuldades. No início do ano estive em Teresina com a Eva Tainá e lá fomos informados de que Fronteiras não tinha participado da última capacitação, por tanto não existia relatório. Desde então tem sido um verdadeiro aprendizado para nós, pois não estamos dando uma continuidade, nós estamos realmente iniciando aqui o programa do PNAIC. Agradeço o empenho das professoras Eva e Islândia, além de todos que fazem a Secretaria e contribuíram para que esse momento acontecesse. Eu espero que nos próximos seminários a participação seja maior e que a gente possa dar continuidade a esse trabalho de tamanha relevância”, relatou a secretária Verônica Ribeiro.
A coordenadora do PNAIC Regional (16ª GRE), Girlucia Batista, salientou a importância da realização na capacitação dos educadores, no sentido de conquistar a tão sonhada educação de qualidade, bem como alcançar os objetivos propostos pelo Pacto, de promover o ensino-aprendizagem efetivo alcançando todas as crianças em fase de alfabetização até os oito anos de idade – desta forma, refletindo na melhoria da qualidade do ensino e do IDEB. Descrevendo sua experiência a frente do programa na região, a mesma parabenizou ainda a secretária Verônica Ribeiro e demais, pelo empenho dedicado ao funcionamento local do PNAIC.
“Quando assumi esse programa na 16ª GRE fiquei triste ao descobrir que Fronteiras, dentre os 12 municípios que acompanho, estava atrasada em tudo. Todas as formações que ia à Teresina eu via Fronteiras sem nenhuma capacitação, sem nenhuma formação. Então houve um empenho das meninas e da nossa secretária para que esse momento acontecesse. Essas profissionais são guerreiras que conseguiram reverter a situação do nosso município e tanto eu, como nosso gerente, Edson Filho, só temos de parabenizar pelo trabalho hoje encaminhado aqui”, concluiu.
Com extenso currículo de graduação (UFPI), mestrado (UFPI) e doutorado (UFRN), além de vasta experiência prática adquirida ao longo dos anos em sala de aula e com suas renomadas instituições de ensino infantil, ‘Creche Crai Baby’ (Teresina e Picos), a professora Dra. Olivetti Rufino Borges Prado Aguiar, ministrou a palestra intitulada ‘Alfabetização e Letramento – Limites e Possibilidades’, onde tratou o tema do Seminário (‘Alfabetização Criativa’) trazendo ao público toda importância da atividade lúdica em sala de aula no momento da alfabetização, sendo o brincar a principal ação das crianças que são o alvo do Pacto, até os 8 anos de idade.
Trazendo definições de grandes autores a cerca do tema, bem como utilizando exemplos práticos da rotina didática dos professores no ciclo de alfabetização, a Dra. Olivetti proporcionou aos presentes um momento de motivação e esclarecimento sobre métodos educacionais eficientes, como a ludicidade tratada em questão.
“Sabemos que o ensino padrão desejado por todos não é um processo fácil, não é algo que acontece da noite para o dia. Estamos nessa luta constante e precisamos pensar um pouco em alguns pontos importantes que podem nos auxiliar nessa nossa praticada cotidiana, essa prática social em prol do ponto mais específico que é a alfabetização e letramento das crianças no ensino infantil”, relatou a palestrante.
Ao Piauí em Foco, a coordenador local do PNAIC, Eva Tainá, bem como a professora orientadora do clico no município, Antônia Islândia, reafirmaram o esforço da administração atual em desenvolver com eficiência o programa. As mesmas destacaram ainda a expectativa de que as condições do Pacto apresentem melhora gradativa constante, a começar pelo próximo semestre com o aumento previsto no número de professores alfabetizadores, passando de 20 para 34 participantes, atendendo melhor a demanda com a adaptação do programa ao exigido em 2017.
“Estamos recebendo total apoio da gestão para desenvolver as ações referentes ao PNAIC. Temos incentivo financeiro e as condições apropriadas para participar das reuniões e capacitações em Teresina. Não tenho dúvidas que dessa forma vamos crescer muito o ciclo em Fronteiras”, finalizou a coordenadora.
O evento contou ainda com uma apresentação cultural das alunas da Unidade Escolar Municipal Hermínio José Ribeiro, que interpretaram a música ‘Aquarela’ do grande artista ‘Toquinho’; e com uma apresentação em slides das ações desenvolvidas no ciclo do PNAIC neste início da nova administração.
Além das autoridades já citadas, também prestigiaram o Seminário a supervisora municipal de Ensino e Inspeção, Hildegárdia Gomes; a diretora da escola ‘Hermínio José Ribeiro’, Luíza Sousa; a coordenadora do ‘Novo Mais Educação’, Francireza Alencar; a coordenadora das escolas do campo, Dores Lene Sousa; coordenadora da escola ‘Hermínio José Ribeiro’, Isla Mônica; o secretário municipal de Comunicação, José Clediomar de Sousa; e demais profissionais convidados.
Parabéns a todas as professoras envolvidas no projeto que esse prospere! Parabenizo tbm a nossa coordenadora de educação por todo o seu empenho Junto à toda a sua equipe! Fico muito feliz em que ver minha irmã tendo a oportunidade de mostra o seu serviço! Eu a acompanhei durante a sua graduação e sei da sua capacidade e esforço! Parabéns