Mais de 5 mil pessoas participam do enterro do vaqueiro mais velho do Brasil no interior do Piauí
Cleiton Jarmes em 14 de julho de 2017
Mais de 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram do cortejo fúnebre do piauiense Epifânio Ferreira Viana, mais conhecido como seu Pifa, de 96 anos. O sepultamento aconteceu nesta quinta-feira (13) na cidade de São Pedro do Piauí, 100 km ao Sul de Teresina. A prefeitura municipal decretou luto de 3 dias pela morte do vaqueiro.
Considerado o vaqueiro em atividade mais velho do país, segundo a Associação dos Vaqueiros do Brasil (AVAQ), o idoso morreu nesta quarta-feira (12) após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O idoso estava internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) desde o dia 2 de julho após cair de seu cavalo.
Acompanhado de vaqueiros e ao som de aboios, cantos característicos dos profissionais, amigos e familiares que acompanharam o velório ficaram emocionados. O corredor, composto por cavalos e vaqueiros com gibão de couro, prestou a última homenagem ao amigo que passou a vida defendendo as causas do homem sertanejo.
Um vídeo (veja acima) mostra a multidão acompanhando o carro que levou o caixão pelas ruas da cidade até o cemitério. Vaqueiros de várias cidades da região compareceram para prestar a ultima homenagem a seu Pifa. O homem apaixonado pelo campo e pela vida deixa 10 filhos, 70 netos, 20 bisnetos e 10 tataranetos.
Texto: G1/Piauí
Fotos: Canal 121