Em Alegrete, Secretaria de Saúde intensifica as palestras preventivas e diversifica os temas abordados
No mês de julho, profissionais da odontologia, psicologia e assistência social integraram a oferta dos títulos diversos ministrados, bem como do público alvo, que hoje compreende homens e mulheres, desde jovens, gestantes, hipertensos, pacientes com transtornos mentais, idosos e população em geral.
Sarah Maia em 28 de julho de 2017
A Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí, desde a primeira gestão de Márcio Alencar (PT), tem promovido diversas palestras mensais por todo o município, levando verdadeiras ações de saúde preventiva. Ao início deste segundo mandato, a gestão intensificou as atividades informativas do seguimento, aumentando o número de profissionais envolvidos, bem como as especialidades e as temáticas de cada palestra.
No mês de julho, profissionais da odontologia, psicologia e assistência social integraram a oferta dos títulos diversos ministrados, bem como do público alvo, que hoje compreende homens e mulheres, desde jovens, gestantes, hipertensos, pacientes com transtornos mentais, idosos além da população em geral.
Seguindo a frente destes de serviços, estão as três equipes de Saúde da Família, com técnicas de enfermagem, enfermeiras, e médica; também com os profissionais do NASF, como fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga e educadora física; além daqueles que fazem a diferença na identificação do público alvo e também na mobilização à participação, os verdadeiros parceiros das ações, os agentes comunitários de saúde.
O resultado de toda esta força unida em torno da informação sobre temas relevantes aos os munícipes, tem sido um aumento cada dia maior da participação dos populares nas palestras. Conquista também atribuída a forma eficaz com que os problemas são trabalhados, recebendo destaque mensal, os assuntos cuja necessidade é maior, de acordo com a identificação de cada área.
Dentre os temas da atividades educativas ministradas nas unidades básicas de saúde da sede e zona rural, estão: combate ao mosquito Aedes aegypti; doenças diarreicas; prevenção de câncer de colo do útero, de mama e de próstata; uso de medicações controladas; aleitamento materno; alimentação saudável; drogas e alcoolismo; transtornos mentais; automedicação; pré-natal odontológico; cuidado com as mamas na gestação e após o parto; e muito mais.
Em conversa com o Piauí em Foco, a secretária de Saúde em exercício, enfermeira Rayara Carvalho, reforçou o objetivo de atingir a todos os alegretenses, levando esclarecimentos importantes nos cuidados com a saúde de cada um, destacando o trabalho preventivo como a maior ferramenta da saúde de um município de pequeno porte.
“Nossa meta é seguir diminuindo os indicativos negativos do município, para melhorar realmente a saúde da população. Para isso, seguiremos na sequencia das palestras até atingirmos o maior número de pessoas e podermos conscientizar cada um sobre os comportamentos prejudiciais a sua saúde, além de levar mais esclarecimentos, tendo a consciência de que o conhecimento e a informação são essenciais nesta luta preventiva”, afirmou a secretária.
Com profissionais considerados dedicados e motivados, a gestão espera colher uma melhoria gradativa na qualidade de vida da população, visando munícipes mais saudáveis e conscientes dos seus hábitos, através das ações realizadas com paciência e atenção.
Confira algumas das imagens: