No litoral do PI, pescador morre afogado no mar e Marinha alerta para ondas de até 3 metros
O comandante Dante Duarte, capitão de fragata da Marinha do Brasil no Piauí, informou que o fenômeno das marés de sizígia causa grande impacto na região
Isadora Freitas em 27 de novembro de 2019
Um pescador identificado como Anderson da Silva Sousa, 37 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (27) afogado no mar de Luís Correia. Desde ontem, a Marinha emite alerta para todo o litoral piauiense. O mar tem registrado ondas de até 3 metros, devido a um fenômeno conhecido como sizígia, quando a lua entra na fase cheia ou nova e fica alinhada com o sol, exercendo forte influência sobre as marés.
O corpo foi retirado da água e levado para o Instituto Médico Legal de Parnaíba. Não se sabe exatamente em quais circunstâncias o trabalhador faleceu, mas a causa da morte foi afogamento.
Marés de sizígia
O comandante Dante Duarte, capitão de fragata da Marinha do Brasil no Piauí, informou que o fenômeno das marés de sizígia causa grande impacto na região
“É um fenômeno relacionado à astronomia e ao movimento de rotação da terra, que causa a variação de maré, quando já lua nova ou cheia e ela entra em posição que exerce poder gravitacional no mesmo sentido do sol, fazendo com que tenha uma grande amplitude de maré. O mar avança sobre a linha de praia em pontos superiores do que normalmente vai e em seguida retrai bastante”, explicou.
Alerta
Devido à situação, vários quiosques das praias de Luís Correia foram atingidos pelas ondas e tiveram parte de sua estrutura danificada, mas sem grandes prejuízos. Contudo, a grande variação deve permanecer até esta quinta-feira (28) e o comandante da Marinha faz um alerta:
“Os banhistas precisam saber que isso provoca uma grande correnteza de retorno. Quando a maré baixa, ela tem uma grande força e gera dificuldade pra a pessoa retornar à terra, aumentando os riscos de afogamento”, disse.
Fonte: G1 Piauí