Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Bocaina | Gestão de Dr. Erivelto Barros conquista Selo UNICEF 2017-2020

em 22 de janeiro de 2021

O município de Bocaina foi contemplado com a certificação do Selo UNICEF (edição 2017-2020), maior reconhecimento internacional de eficácia das políticas públicas para crianças e adolescentes.

A conquista veio através de um recurso interpelado pelo município e divulgado nesta sexta-feira, 22 de janeiro. No Piauí, o município de Joca Marques, localizado há 243 quilômetros de Teresina também ganhou recurso e foi certificado pelo Selo Unicef na edição 2017/2020. Com isso, Bocaina e Joca Marques integram os 61 municípios piauienses que alcançaram a certificação.

Gestão de Dr. Erivelto Barros conquista Selo UNICEF 2017-2020

Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entregue a municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira que desenvolvem um trabalho intersetorial e integrado de gestão com foco em resultados concretos para redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e garantam seus direitos.

Mobilizadora Luana Gondim; diretora de Ensino, Antônia Dineves; coordenadora de Ensino, Claudeci Luz; coordenadora da Educação da zona rural, Lígia Barros; presidente do CMDCA, Carolina Luz; e articuladora do Selo Unicef, Antônia Leal Barros.

Os avanços são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais que têm impacto na vida de todos. No processo de certificação, o Fundo lança diretrizes e propõe ações concretas, além de acompanhar o município e apoiar na qualificação das políticas públicas.

Ao longo dos últimos quatro anos, a gestão municipal de Bocaina realizou diversas ações, com o propósito de garantir o direito à educação, à saúde, à proteção e à participação social de crianças e adolescentes do município.

Clique aqui para conferir os indicadores sociais completos de Bocaina

Prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Barros (foto: reprodução)

Para o prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto de Sá Barros, a conquista é consequência de muito trabalho e empenho na busca de melhorar os indicadores sociais do município:

“A notícia me orgulha demais, pois no meu primeiro mandato trabalhamos incansavelmente as metas do Selo UNICEF com o objetivo de melhorar a educação, a saúde e as demais políticas públicas voltadas à qualidade de vida e proteção das nossas crianças e adolescentes. Quero aqui agradecer aos secretários, aos articuladores, aos jovens envolvidos e a todos os servidores que se engajaram e trouxeram para nossa amada Bocaina essa certificação das melhorias para nosso povo. Seguimos cuidando das nossas crianças no presente, para promover de fato um bom futuro!” Disse o prefeito.

Ao todo, 1.924 municípios brasileiros concorreram ao Selo – 431 municípios foram certificados. No Piauí, dos 224 municípios, apenas 61 foram premiados.

Secretária de Educação Simone Granjeiro

A Secretária Municipal de Educação, Simone Granjeiro, ressaltou a felicidade pelo êxito do município. Simone ainda aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na certificação do Selo UNICEF:

“Quando soube hoje da notícia, a minha reação foi pular de alegria por contemplar essa vitória do município, pois eu sei que por trás há um trabalho muito grande de cada professor, dos diretores, dos articuladores, coordenadores, do agente de saúde, assistentes sociais e de vários outros profissionais, da Prefeitura Municipal, e da nossa Secretaria. A gente trabalha para melhorar a qualidade do ensino, para diminuir a evasão escolar, para reduzir as desigualdades e é muito importante esse Selo. As prioridades são as crianças e os adolescentes, eles são o Centro das políticas públicas, e o objetivo é que o município tenha esse cuidado, e não é fácil chegar até eles, existe um trabalho feito há muitas mãos para que tudo der certo. Então só temos que agradecer e reconhecer todas as pessoas envolvidas nessa conquista de Bocaina” falou a Secretária.

Articuladora do Selo Unicef em Bocaina, Antônia Leal Barros

Uma das profissionais determinantes para o êxito do município, a articuladora do Selo Unicef em Bocaina e Secretaria de Assistência Social, Antônia Leal Barros, explicou as motivações do reconhecimento tardio do município:

“O Selo Unicef apresentou uma falha na captação dos dados do Resultado Sistêmico 4.2 (que diz respeito as ações do Programa de Saúde na Escola-PSE), que somariam os 12 resultados exigidos para certificação. Assim, o município de Bocaina, como os demais municípios, que não tiveram os dados coletados na base de dados federal, puderam realizar recurso com todas as informações coletadas diretamente do sistema, provando a realização das atividades durante os 4 anos”, esclareceu.

Ex-secretária Fátima Sá

A ex-secretária de educação Fátima Sá também foi uma das profissionais que  não mediu esforços para o trabalho apresentar bons resultados. Além dela e dos já citados nesta matéria, também estiveram envolvidos no Selo:

A Lígia Maria de Souza Barros Rocha; representante da Secretaria de Educação a frente do Selo; a secretaria de Educação Simone Grangeiro; o secretário de Saúde, Edilberto Barros; a coordenadora de Ensino do município, Antônia Dineves dos Santos; a mobilizadora Francisca Luana Lopes Gondim e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Ana Carolina Maria Luz, e demais profissionais como: Jane Diekleine dos Santos, Diuva santos de Araújo Silva, Maria Claudeci de Souza Luz, Regiane de Moura Leal, Mariana de Souza Rocha Leal, Etemita Rodrigues e Maria Antônia.

Uma das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Representantes de Bocaina participando do Encontro Estadual do Selo Unicef

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.