O primeiro vazamento de dados no Pix deste ano foi comunicado pelo Banco Central nesta segunda-feira (17). Segundo a autoridade monetária, foram vazados dados cadastrais de 25.349 chaves de pix.
O incidente ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março e afetou clientes da fintech QI Sociedade de Crédito Direto S.A. O BC informou que as chaves foram expostas “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
DADOS VAZADOS
Houve vazamento dos seguintes dados cadastrais: nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da contas.
Em nota, o BC explicou que “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.
O banco reiterou que “as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
REPARAÇÃO COM OS CLIENTES
Os clientes que tiveram dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira, segundo a autoridade monetária.
Fonte: Meio News