Clique e saiba como anunciar
no piauiemfoco.

PUBLICIDADE

Brasil e o mundo vão crescer menos com Trump, diz OCDE

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico publicou o primeiro relatório de perspectivas econômicas para 2025, que traz a imagem de um mar revolto. Entre os pontos que se destacam está: a guerra comercial promovida por Donald Trump.

Em termos globais, a disputa pode rebaixar para 3,1% o crescimento mundial neste ano, contra 3,3% do prognóstico anterior; e para 3% oesperado para 2026, ante 3,3% projetados anteriormente.

CRESCE, MAS NÃO É SUFICIENTE

Para o Brasil, a OCDE prevê um crescimento de 2,1% neste ano, abaixo do 2,3% projetado pelo Ministério da Fazenda. O prognóstico para o ano eleitoral de 2026 seria ainda mais baixo, 1,4%, com “o impacto do aperto da política monetária e das tarifas mais altas sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA”.

A instituição alerta ainda para o risco de mais inflação e juros no planeta. O Brasil e o Japão são as exceções do estudo neste caso, com os Bancos Centrais já em forte atuação.

O QUE DIZ O RELATÓRIO

“O alto nível de incerteza geopolítica e política no momento traz consigo riscos substanciais para as projeções”, diz o documento, publicado nesta segunda-feira (17) em Paris.

Ainda segundo o documento, a produção global poderia cair cerca de 0,3% até o terceiro ano e a inflação global poderia aumentar0,4 pontos percentuais anuais, em média, nos primeiros três anos.

Esse seria o cenário com os anunciados aumentos de tarifas para importações americanas e retaliações equivalentes, sem contar commodities. O prognóstico piora “se a incerteza política aumentasse ainda mais ou se houvesse uma reavaliação generalizada dos riscos nos mercados financeiros”.

Com informações da Folha de São Paulo.

VEJA MAIS:

WhatsApp
Telegram
Facebook
X
PUBLICIDADE