Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Prazo para enviar declaração do Imposto de Renda 2023 termina hoje

em 31 de maio de 2023

Prazo para enviar declaração do Imposto de Renda 2023 termina hoje | Agência Brasil

Hoje, quarta-feira (31), é o último dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Aqueles que são obrigados a declarar e não o fizerem estarão sujeitos a multas impostas pela Receita Federal e podem até ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) negativado.

Até o momento, a Receita Federal espera receber 39,5 milhões de declarações até o término do prazo, sendo que, faltando dois dias para o encerramento, ainda faltavam 4,5 milhões de declarações serem entregues. Essa estimativa do órgão representa o número de contribuintes obrigados a realizar a declaração do Imposto de Renda.

Caso o contribuinte seja obrigado a declarar o Imposto de Renda e não o faça até esta quarta-feira, a Receita Federal aplicará uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido. O cálculo da multa inicia-se no dia seguinte ao término do prazo, ou seja, na quinta-feira (1º), e é encerrado no dia em que a declaração for enviada. Caso o valor total seja inferior a R$ 165,74, será cobrado o montante mínimo mencionado.

No caso de o contribuinte não enviar a declaração, mesmo com atraso, a Receita Federal irá notificá-lo por meio de um ofício. Nessa situação, a multa é aplicada da mesma forma, porém, o cálculo do valor inicia-se no dia 1º de junho e é finalizado na data de envio do referido ofício pela Receita.

Em ambas as situações, o contribuinte tem um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento da multa, durante o qual também é possível contestar sua exigência caso julgue que ela não seja devida. Após esse período, passam a incidir juros de mora, que são calculados com base na taxa Selic, atualmente fixada em 13,75% ao ano. No caso de contribuintes que têm direito à restituição e não realizam o pagamento da multa dentro do prazo estabelecido, o valor da multa será descontado da restituição, com a incidência dos respectivos juros.

A Receita Federal recomenda aos contribuintes que deixaram a declaração para a última hora e pretendem enviá-la nesta quarta-feira que utilizem a declaração pré-preenchida. Esse formulário já contém informações de anos anteriores, o que agiliza o preenchimento. Para aqueles que já enviaram a declaração, é importante acompanhar sua situação por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Dessa forma, eventuais correções nas informações podem ser realizadas dentro do prazo, sem a necessidade de pagamento de multa.


(Com informações do Portal iG)

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.