Recorde piauiense quebrado; País pode registrar a maior temperatura histórica esta semana
Carmo Neto em 06 de outubro de 2020
Duas cidades tiveram máxima de 44,6ºC nesta segunda, e calor segue firme no país. Recorde histórico de 44,7ºC foi obtido em 2005 no Piauí.
O Brasil pode ter um novo recorde histórico de calor nesta semana. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (6) as cidades de Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso, alcançaram a marca de 44,6°C. O recorde histórico é 44,7°C foi obtido em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.
De acordo com a Climatempo, uma intensa onda de calor ainda está ativa sobre o Brasil e mantém as temperaturas muito acima do normal.
Temperaturas de 40°C a 45°C ainda podem ser observadas nos estados do Centro-Oeste e de até 43°C no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Áreas do norte do Paraná podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.
Nesta terça-feira (6), na Região Sudeste, pode chover à tarde e à noite para o leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, mas na cidade do Rio não deve chover. Também tem chance de pancadas de chuva no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira.
Na Região Sul, só deve chover na Grande Curitiba e no litoral, mas com pouca intensidade. No Nordeste, chove rapidamente no litoral entre Alagoas e Rio Grande do Norte e no litoral do Maranhão.
A chuva no país vai ficar quase toda concentrada no Norte e em Mato Grosso.
Via R7