Alegrete | Educadores participam de solenidade simbólica para assinatura contratual do PROAJA
Carmo Neto em 06 de dezembro de 2021
Os professores e coordenadores que integram o Programa de Alfabetização de Jovens e Adulto (PROAJA) na cidade de Alegrete do Piauí, participaram na manhã dessa segunda-feira, 06 de dezembro, de uma solenidade simbólica para assinatura dos contratos de serviços. A cerimônia foi realizada na unidade escolar estadual Antônia de Sousa Alencar.
O PROAJA é o maior programa de alfabetização da história do Piauí. A ação do governo estadual faz parte do PRO Piauí Educação e tem o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí nos anos de 2021 e 2022.
Além dos coordenadores escolares e professores, também estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito Manoel de Zé Pedro, a secretária de educação, Virgínia Célia Alencar, o supervisor do programa no município, Francisco José Araújo, a coordenadora geral, Cleonilda Maria de Sousa, e os vereadores Isaulina Ramos, Caetana Inácia, Luís Carlos, Manoel Ramos, Erasmo Araújo e Leonardo Leal.
Alegrete do Piauí é um dos municípios pioneiros no estado no que se refere ao planejamento e execução do programa. A aula inaugural para os alunos foi promovida no dia 22 de novembro.
Além da assinatura de contratos, na solenidade também foi apresentado o plano de ação do PROAJA em Alegrete. O documento estabelece as diretrizes e metodologias de ensino e serve para guiar o trabalho dos educadores.
Segundo o plano, serão ofertadas 10 horas de aulas semanalmente por cada professor, essa carga horária atenderá a necessidade do público de jovens, adultos e idosos, se adequando ao horário e disponibilidade desses alunos.
O vice-prefeito Manoel de Zé Pedro atribuiu a conquista ao trabalho em equipe realizado pela gestão da prefeita Lila Alencar e agradeceu ao time responsável pelo oferta do programa:
“Nós todos estamos unidos em prol da educação do estado, do município, e é uma parceria produtiva que vem dando certo e que tem contribuído tão bem para a educação. Foram mais de 200 entidades apresentadas na Seduc para desenvolverem esse projeto e nós aqui em Alegrete fomos os primeiros escolhidos para começarem devido ao nosso histórico de trabalhos realizados com esse público na educação. Agradeço enormemente ao governador Wellington Dias, ao coordenador do PROPIAUI, Rafael Fonteles, a nossa deputada federal Rejane Dias, ao deputado estadual Zé Santana e um agradecimento especial para a diretora do EJA, Conceição Andrade, e ao coordenador do PROPIAUI na região de Picos, o nosso ex-prefeito Márcio Alencar” disse.
A secretária de educação, Virgínia Célia, também agradeceu a todos os envolvidos na organização e execução do PROAJA:
“Esse é um momento muito oportuno, o PROAJA chega em boa hora e vem pra melhorar, crescer e beneficiar os professores e os que querem aprender. Agradeço ao nosso vice-prefeito Manoel de Zé Pedro por essa iniciativa, ao nosso governador Wellington Dias por todos os esforços. Estamos muito felizes e contamos com o trabalho, o companheirismo e o esforço de todos vocês pra que tudo dê ainda mais certo” agradeceu.
O supervisor do PROAJA, Francisco Araújo, destacou o pioneirismo de Alegrete do Piauí nessa ação em prol da educação de adultos e idosos:
“Toda a equipe tem trabalhado incansavelmente há cinco meses para dar certo esse projeto, e essa reunião simbólica aqui hoje representa todo esse esforço e força de vontade. Nós fomos os primeiros dentre todos os municípios do Piauí a realizar a aula inaugural, fomos os primeiros a fazer o teste diagnóstico, os primeiros a ter o plano de ação aprovado sem nenhuma observação, e eu estou muito feliz por esse momento pois ele representa muito para a gente.” falou.
O Vereador Luís Carlos também parabenizou o vice-prefeito Manoel de Zé Pedro pelos esforços na aplicação do programa:
“Eu quero dar os parabéns por essa iniciativa a todos os professores e servidores envolvidos nesse projeto, aproveitem essa oportunidade e que Deus abençoe cada um de vocês. Sobre o vice-prefeito Manoel de Zé Pedro, eu sei da sua luta e de sua competência na busca por esse programa para o município, então deixo aqui os meus parabéns ao Manoel, que vêm mostrando serviço e grandeza. Sabemos que isso beneficiará os alunos e é um grande incentivo para a educação.”