Educação de Alegrete do Piauí realiza ações do programa Busca Ativa Escolar para combater evasão na rede municipal de ensino
Carmo Neto em 05 de fevereiro de 2023
Prestes a iniciar o ano letivo de 2023, a prefeitura municipal de Alegrete do Piauí, sob a gestão da prefeita Lila Alencar, e por meio da secretaria de Educação, realizou o programa Busca Ativa Escolar: Fora da Escola não Pode!
A ação foi desenvolvida pela secretaria de educação, em parceria com as pastas da Saúde e Assistência Social, com o apoio do Conselho Tutelar, CRAS, Agentes Comunitários de Saúde, escolas da rede municipal e o Conselho Municipal de Educação.
O programa tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção e enfrentamento da evasão escolar em Alegrete do Piauí e mobilizar a sociedade civil para participar, colaborar e combater a exclusão escolar.
Busca Ativa Escolar
O Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta disponibilizadas tecnológica gratuitamente para estados e municipios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias (Conasems). Municipais de Saúde. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, acompanhamento de controle de crianças e adolescentes que estão fora das escolas.
As ações do programa tiveram início com uma reunião intersetorial no último dia 30 de janeiro.
O objetivo do encontro foi explanar a importância da iniciativa e construir a equipe responsável pelo Busca Ativa Escolar. Na oportunidade, também foi entregue um levantamento de todas às matrículas realizadas nas escolas da rede municipal.
Durante a reunião intersetorial, foram traçadas às ações a serem realizadas no município. Dentre elas foram restabelecidas: visitas em residências, busca ativa via telefone e WhatsApp, e a divulgação do programa nas redes sociais e grupos de WhatsApp.
Em seguida, entre os dias 31/01 ao dia 02/02, a equipe do programa promoveu às visitas nas residências de estudantes não matriculados e a busca através de telefonemas.
Na última sexta-feira (03) o programa Busca Ativa Escolar realizou o dia D da campanha.
A ação contou com caminhada, panfletagem nas ruas e comércios do centro da cidade, e uma motociata com o objetivo de chamar a atenção da população.
A prefeita Lila Alencar falou sobre a importância da iniciativa:
“O programa tem o objetivo de chamar atenção da população para juntos combatermos a evasão escolar e garantir todas as matrículas das crianças e adolescentes do município. Garantindo assim, o direito previsto na constituição e estatuto da Criança e adolescente (ECA). Por isso a importância de agirmos com responsabilidade e dedicação na busca, para que ninguém fique para trás na Educação.” disse a gestora.
A secretária municipal de Educação, Virgínia Célia, reforçou a importância de unir forças para diminuir a evasão escolar:
“Estamos unindo forças para assistir a cada família de estudantes que estão fora de sala de aula. A garantia do direito à educação é para todos, e estamos preparados para essa missão. O ano letivo de 2023 iniciará em breve e queremos que todos estejam presentes para que desfrutem de uma boa educação de qualidade, que é de suma importância para o futuro de cada um.” disse.
Veja imagens!
Reunião formativa:
Ação: visita in loco
Dia D: Caminhada e motociata