Educação de Padre Marcos realiza 1° percurso formativo do Pro Alfabetização na Idade Certa
Carmo Neto em 06 de abril de 2022
Gestores e professores da educação infantil da rede municipal de ensino de Padre Marcos participaram do 1° Percurso Formativo.
O evento realizado pela secretaria de Educação e Equipe do Pro Alfabetização no início desta semana entre os dias 04 e 05 de abril convocou os educadores que atuam em turmas do Pré I e Pré II até o ciclo de Alfabetização – 1° e 2° ano.
Na tarde da segunda-feira, 04, a formação promovida no auditório da Secretaria de Educação foi destinada para os gestores escolares. Estiveram presentes também o secretário de educação, Eraldo Carvalho e os e técnicos da Pasta.
Já na terça-feira (05), a formação focou em áreas relacionadas ao trabalho dos educadores no ciclo de Alfabetização e na Educação Infantil.
PRO Alfabetização na Idade Certa
É o maior programa de alfabetização já criado na história do Piauí, o PRO Alfabetização na Idade Certa tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 7 anos de idade. A iniciativa, que é realizada em regime de colaboração com os municípios, acaba de completar 100% de adesão dos municípios piauienses. A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças das escolas públicas de Educação Infantil e do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Ensino Fundamental).
O secretário de educação, Eraldo Carvalho, falou sobre a importância da formação para o aprimoramento do desempenho dos profissionais no cotidiano escolar:
“Graças a Deus temos desenvolvido a questão da escuta ativa na nossa secretaria e eu acredito que isso é um ponto positivo juntamente com a motivação e o reconhecimento dos nossos servidores e educadores. Esse trabalho da formação será levado para as escolas e salas de aula de vocês e esse acompanhamento será colocado em prática pelos gestores e professores que são os olhos da educação, focando sobretudo nos alunos que precisam ser alfabetizados” disse.
A técnica da secretaria de educação, Lucilene Dias, ministrou parte do ciclo tratando sobre a necessidade de esforços em prol da alfabetização na idade certa:
“A gente sabe que após dois anos praticamente parados no que se refere aos avanços da alfabetização nas séries iniciais, por isso o nosso centro é a intenção de trabalhar com o diagnóstico de leitura para acompanhar os alunos nesse processo” explicou.
Veja imagens!
Fotos: Roger