Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Governador anuncia vestibular em agosto para 52 cidades

De acordo com o governador Wellington Dias a UESPI é hoje a responsável pela formação de mais de 100 mil profissionais com curso superior no Piauí.

em 29 de julho de 2016

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) comemorou na manhã de hoje (28) em solenidade no Palácio de Karnak, os 30 anos de criação. Em sua fala, o governador anunciou a realização de um vestibular com vagas na UESPI, UFPI e IFPI para mais 52 municípios que ainda não possuem ensino superior.

“A meta é chegar a pelo menos 130 municípios já com o ciclo completo da graduação. Final de 2017 já queremos chegar nos 224 municípios”, garante.

Durante a solenidade, os ex-governadores Bona Medeiros, Alberto Silva, Freitas Neto e Zé Filho foram homenageados, além do atual governador Wellington Dias (PT). A solenidade contou ainda com a presença do reitor Nouga Batista, da secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT) e o senador Elmano Férrer (PTB).

Governador Wellington Dias e o reitor Nouga Batista Foto: Gabriel Torres/CT

De acordo com o governador Wellington Dias a UESPI é hoje a responsável pela formação de mais de 100 mil profissionais com curso superior no Piauí. O governador destacou ainda a qualidade dos cursos de Medicina e Direito.

“O Piauí é nota quatro, cinco nas mais diversas áreas. Os profissionais que saem da UESPI são aprovados em concursos e em diversos outros campos que são avaliados. Vamos agora aumentar os investimentos para termos mais qualidade”, garante.

Ele lembrou ainda a manutenção do compromisso que foi firmado com os professores da instituição, no que diz respeito a melhorias salariais e melhores condições de trabalho. “Vamos prosseguir realizando ascensão profissional, realizando concursos para que possamos ter mais mestres e doutores”, disse.

Novos cursos

Entre as novidades anunciadas durante o evento, o governador destacou a intenção de trazer novos cursos para a UESPI, principalmente àqueles voltados para setores como a energia.

“Geologia, por exemplo, área de mecatrônica, área do setor elétrico, energia solar, eólica. Precisamos de mais engenheiros de mineração. Vamos descentralizar novas áreas, como o Turismo”, completa.

Foto: Gabriel Torres/CT

No setor do Turismo, o governador informou que há a necessidade de trabalhar em outras regiões, como Oeiras, no Sul do Piauí. Por fim, ele garantiu que serão aplicados R$ 30 milhões oriundos de um empréstimo junto ao Banco Mundial, e outros R$ 20 milhões oriundos de emendas parlamentares.

Autonomia

Indagado sobre a autonomia da instituição, ele disse que há uma autonomia assim como existe na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na visão de Wellington Dias, a entrada de cursos profissionalizantes pode ser uma solução.

“A partir dos polos vamos tentar entrar nos 224 municípios. Descentralizar o ensino. Hoje estamos em 32 regiões do Estado, mas queremos um misto de presencial e à distância para abrangermos todo o Piauí”, finalizou.

Capital Teresina

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.