Oito das piores faculdades do Brasil são do Piauí. Veja quais são!
O principal indicador da qualidade de ensino superior no Brasil, é IGC cuja escala vai de 1 a 5. Para ser considerada satisfatória, a instituição tem de obter pelo menos nota 3.
Cleiton Jarmes em 29 de dezembro de 2014
Uma pesquisa divulgada pelo MEC constatou que o Piauí possui 8 das piores instituições de ensino superior do Brasil.
São elas:
Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí (Isespi)
Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (Isesjt)
Faculdade Entre Rios do Piauí (Faerpi)
Faculdade Evangélica do Piauí (Faepi)
Faculdade Integrada do Brasil (Faibra)
Faculdade de Tecnologia do Piauí (Fatepi)
Instituto de Educação Raimundo Sá (R. Sá)
Faculdade de Tecnologia de Teresina (CET).
Destas, cinco são de Teresina. As outras três são de Picos, Canto do Buriti e Floriano.
O principal indicador da qualidade de ensino superior hoje, no Brasil, é o Índice Geral de Cursos (IGC) cuja escala vai de 1 a 5. Para ser considerada satisfatória, a instituição tem de obter pelo menos nota 3. Todas as instituições piauienses acima listadas obtiveram nota 2.
O índice considera a situação financeira, estrutural e de recursos humanos dos cursos de graduação por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que mede o desempenho nos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). As instituições que não conseguem obter nota 3 podem sofrer sanções e medidas para sanar os problemas encontrados pelo ministério.
A pesquisa mais recente, realizada em 2013, avaliou os cursos da área de saúde e os resultados foram divulgados nesta semana no site do Inep. Cada área do conhecimento é avaliada a cada três anos pelo Enade.
No ranking das melhores faculdades privadas do Brasil, três faculdades piauienses foram citadas, cada uma com nota 4: a Faculdade de Ensino Superior de Floriano aparece na 64ª posição, a Faculdade Internacional do Delta, em 101ª e a Faculdade Piauiense, na 163ª. A UFPI e a UESPI não aparecem entre as 94 melhores universidades do país. Ambas obtiveram 3 na avaliação.
Fonte: Vooz.com