Veja quais órgãos preveem concursos para o Piauí e dicas pra se dar bem
Conseguir estabilidade financeira é uma das metas de muitas pessoas. Ser aprovado e nomeado para um cargo no serviço público é o sonho de muita gente.
Cleiton Jarmes em 30 de janeiro de 2015
Conseguir estabilidade financeira é uma das metas de muitas pessoas para o ano de 2015. Ser aprovado e nomeado para um cargo no serviço público é o sonho de muita gente. Pensando nisso, aqui você encontra uma lista com os principais concursos previstos. Além disso, um professor de cursinho preparatório dá dicas de como se preparar para conquistar uma destas vagas.
Cerca de 45 mil vagas na área do Executivo em todo o país para o próximo ano. A área judiciária também será um atrativo para os concurseiros de plantão, já que todos os tribunais do Piauí devem fazer certame em 2015.
Entre os concursos previstos estão:
– Tribunal de Justiça do Piauí
O certame do TJ-PI está incluso nos gastos para 2015, com preenchimento de 300 vagas de analista judiciário e 150 vagas de técnico judiciário. No entanto, após cortes do governo no orçamento do Poder Judiciário, a Associação dos Magistrados Piauienses informou que a medida deve afetar a realização do concurso.
– Tribunal de Contas do Estado
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE/PI) pretende lançar em breve dois concursos públicos para o preenchimento de 120 vagas, sendo 110 de nível superior e 10 de nível médio. Para nível superior o cargo oferecido será de auditor fiscal de controle externo. Interessados devem ter graduação em qualquer curso de nível superior. As demais vagas são para os cargos de assistente jurídico (5), médico (1), enfermeiro (1), jornalista (1), pedagogo (1) e bibliotecário (1). Para quem concluiu o ensino médio os cargos serão para assistente de administração (10).
– Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região
O concurso já foi aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. De acordo com a assessoria de comunicação do TRT-PI, a previsão é de que o edital seja elaborado e lançado em este ano. A oportunidade inclui 153 vagas para os cargos de oficial de justiça, analista judiciário, juízes titulares e superiores, técnicos e outros. Também há vaga para um novo desembargador.
– Tribunal Regional Eleitoral
A previsão é que os Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados façam concurso em 2015. As vagas são para os cargos de analista judiciário (área judiciária e administrativa) e técnico judiciário. O último concurso do TRE-PI foi realizado pela Fundação Carlos Chargas em 2009 e venceu em 2013.
“Ainda acontecerão certames para procurador do município, sem falar nos concursos de níveis nacionais e que disponibilizarão vagas para o estado, entre estes, o Banco do Brasil, INSS, IBGE, Ministério do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal e Técnico Legislativo da Câmara Federal este último já foi autorizado e tem salário previsto de R$ 14 mil por mês com 91 vagas”, cita o professor Márcio Lima.
Rotina de estudo
Para conquistar uma destas oportunidades, o professor recomendou iniciar os estudos o quanto antes e manter o foco em concursos na mesma área.Ele explicou que na hora da preparação, o mais importante é a qualidade dos estudos e não a quantidade de horas dedicadas aos livros.
“O mais importante é o estudo diário. Não importa se é meia hora ou duas horas por dia. A soma destas quantidades no final da semana e do mês trará um efeito muito grande se forem bem aproveitadas. Ficar durante muito tempo lendo sem ter alguns minutos de pausa, prejudica a compreensão da leitura”, informou Marcio Lima.
Sobre a rotina de estudos durante a semana, o professor esclarece que fazer higienização mental é de extrema importância na corrida do concurseiro.“O estudante precisa tirar um dia para o lazer, para estar com família e amigos. Ninguém estuda de domingo a domingo, pois estudar para concurso é um projeto de vida de médio e longo prazo. Ninguém aguenta passar seis meses ou três anos só estudando”, destacou.
Outra dica valiosa dada pelo professor, é que o concurseiro monte um horário de estudo e reserve horários para atividades físicas. Os exercícios serão bem aproveitados se o concurseiro for fazer algum certame que exija o Teste de Aptidão Física (TAF).
“Quem for participar do concurso da PRF, por exemplo, deve começar a preparação conciliando leituras com atividades físicas porque caso contrário se deixar para se exercitar somente após o resultado das provas objetivas corre um sério risco de se machucar. Portanto, é importante olhar os editais anteriores para verificar quais os exercícios cobrados e tirar algumas horas do dia para praticá-los”, disse.
G1 Piauí