Urgente: PRF descumpre decisão do TSE e inibe traslado de eleitores no Piauí
Carmo Neto em 30 de outubro de 2022
O domingo de eleição para a definição do próximo Presidente da República não está sendo tão calmo como aguardavam as autoridades policiais e judiciárias.
Informações repassadas ao Portal El Piauí dão conta de que homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estariam realizando ações principalmente em municípios do interior do Estado.
A medida pode atrapalhar o traslado de eleitores que estariam se deslocando para votarem e seria também um claro descumprimento ao que determinou o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Cabe ressaltar que, de acordo com o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), as forças policiais estariam empenhadas na campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
No Piauí, Bolsonaro obteve pouco mais de 400 mil votos, enquanto Lula foi votado por mais de 1,5 milhão de eleitores. Na região Nordeste, principal reduto eleitoral do PT, Lula disparou com mais de 21 milhões dos votos. Tanto a PF, quanto a PRF possui um claro alinhamento com a campanha de Bolsonaro.
DECISÃO DO TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, proibiu na noite de ontem (29) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de realizar qualquer operação que afete o transporte público de eleitores neste domingo (30).
Ele também vedou a Polícia Federal (PF) de apresentar resultados de operações relacionadas às eleições. Na decisão, Moraes afirmou que os diretores de ambas as corporações podem ser responsabilizados criminalmente em caso de descumprimento.
Fonte: El Piauí