Conheça o aplicativo Telegram, forte concorrente do WhatsApp
Apesar de ter um aspecto bastante parecido com o WhatsApp, o Telegram vem fortalecido com mais privacidade e segurança e nos grupos comportas até 200 participantes.
Cleiton Jarmes em 27 de fevereiro de 2015
Caso o WhatsApp seja suspenso e deixe de atender a demanda dos milhões de brasileiros que passam boa parte do dia conectados, um novo aplicativo com características parecidas já foi criado e está disponibilizado para download na internet. O aplicativo chama-se Telegram e pertence a uma empresa da Rússia.
Para instalar o Telegram no seu aparelho celular é fácil. Ao abrir o Telegram, da mesma forma do WhatsApp, temos que primeiro inserir o número do nosso telefone, aguardar chegar um código por mensagem de texto, e uma vez recebida essa informação, temos de inseri-la no campo apropriado na introdução do aplicativo.
Apesar de ter um aspecto bastante parecido com o WhatsApp, o Telegram vem fortalecido com mais privacidade e segurança.
O Telegram conta ainda com o “Secrets Chats”. Tratam-se de chats ainda mais seguros do que os convencionais, que utilizam criptografia end-to-end (as mensagens só são descriptografadas quando chegam ao telefone do destinatário), ou seja, não deixam qualquer rastro nos servidores do Telegram. Além disso, você pode atribuir um prazo de validade para seus chats secretos de forma que eles sejam deletados automaticamente após alguns minutos.
O Telegram tem aplicativos oficiais para o iOS e o Android. Além de possuir versões não oficiais, e ainda em fase de teste, para o Windows Phone. Outra vantagem, é que ele dispõe de versões não oficiais para PC.
Além de ser totalmente gratuito, já que o WhatsApp cobrava uma taxa de R$ 2 anual, o candidato a substituto comporta grupos com até 200 integrantes. No Brasil o aplicativo ganhou milhões de usuários principalmente após a informação do suposto bloqueio do WhatsApp. No Piauí os internautas começam aos poucos a instalar o aplicativo.
Quanto ao Telegram, todos os custos com a sua infraestrutura estão sendo bancados pela empresa investidora russa Digital Fortress, chefiada por Pavel Durov, irmão de Nikolai Durov. Neste primeiro momento, o aplicativo ainda não está disponível na língua portuguesa, apenas em espanhol, inglês e árabe.
Edição Piauí em Foco