Uma vila de pescadores, praias paradisíacas, ventos fortes e propícios para pratica de Kite ou Kitesurf. Foram estas características que encantaram os mochileiros Carol Miranda, 25 anos, e Ivan Arthur, 27 anos. O casal largou a correria de São Paulo para residir neste pedacinho de paraíso que é Barra Grande, um povoado localizado no município de Cajueiro da Praia, no Litoral do Piauí.
Carol e Ivan trabalhavam como relações públicas antes de iniciarem o Projeto 4 Pies que era conhecer o território sulamericano. Com R$ 12 mil no bolso para rodar 24.131km e duas mochilas, a primeira parada do casal foi Buenos Aires, na Argentina, ainda em maio de 2013.
Durante um ano e dois meses, o casal conheceu sete países e 76 cidades. Parceria e aventura se tornaram palavras de ordem no relacionamento. “O projeto 4 Pies surgiu da necessidade de nos desconectar de São Paulo. Entre idas e vindas, já tínhamos saído da grande metrópole há 3 anos, mas queríamos nos aventurar e vivenciar melhor a nossa América do Sul e compartilhar nossas experiências, mostrando que, com fé e vontade, tudo é possível”, lembra Carol.
Antes de chegar em terras piauienses, Carol e Ivan tiveram diversos imprevistos.Um deles foi dinheiro para custear alimentação e hospedagem, o que levou o casal a realizar muitos trabalhos voluntários em troca de um prato de comida ou de um local para dormir.
Em Montañita, o casal resolveu vender a tradicional coxinha de frango e em San Lorenzo tiveram que cuidar de 350 cachorrinhos, dando comida e fazendo higienização. Além disso, pediram carona para chegar aos locais que desejavam visitar.
“Saímos com R$12 mil no bolso para rodar 24.131Km, mas trabalhamos durante nossa viagem! Artesanato, bar, hotel, fazendo comidas típicas brasileiras para vender nas ruas, entre outras oportunidades que encontramos pelo caminho”, falou Ivan.
Vida em Barra Grande
Quando colocaram os pés em Barra Grande, Carol e Ivan ficaram encantados com o local. Segundo eles, a intenção era permanecer somente cinco dias, previsão que foi esquecida, logo no primeiro dia de estadia.
“Viemos à Barra Grande pensando ficar cinco dias. Chegamos aqui de carona, mas quando pisamos na praça e formos recepcionados pelo Marcio, da Barra Tur, logo sentimos uma energia positiva”, declarou o casal.
“Depois disso, foi um dia de estadia e a decisão já estava tomada. Um lugar tranquilo, lindo e com gente do bem. Mas, a decisão de ficar mais de um ano em Barra Grande, foi simplesmente tomada passo a passo, conhecermos algo novo e ainda mais especial”, falou Carol.
Depois da decisão de permanecer no Piauí, o casal surpreendeu familiares que, conforme eles, nunca pensaram que escolheriam terras piauienses para morar. Carol conta que assim que tomaram a decisão, o próximo passo foi procurar emprego e a estratégia utilizada foi oferecer seu trabalho para donos de pousadas.
Morando em Barra Grande há um ano, o casal se diz realizado. “Esperamos que a vida nos proporcione ainda mais momentos mágicos, únicos e saúde para seguir em frente”, finalizou.
Fonte: G1 Piauí