Novela bíblica da Record derruba audiência do Jornal Nacional
Nesta segunda, o Jornal Nacional alcançou média de 20 pontos, segundo aferição prévia do Ibope. Caso se confirme, será a audiência mais baixa do ano.
Cleiton Jarmes em 24 de março de 2015
Ao invés de insistir em ser uma cópia (piorada) da Globo, a Record acerta em investir numa área em total sintonia com a ideologia da emissora: produções bíblicas. Na noite de segunda-feira (23), o capítulo de estreia de Os Dez Mandamentos, sobre a trajetória de vida do profeta Moisés, foi um colírio para os olhos de quem aprecia bela cenografia, figurinos caprichados e caracterizações corretas.
A novela escrita por Vívian de Oliveira é tecnicamente impecável, da iluminação aos efeitos especiais. Perde pontos apenas no texto pouco inspirado, recheado de clichês. Pelo menos evitou-se o didatismo enfadonho. Até quem nunca leu a Bíblia consegue acompanhar a trama. A autora construiu histórias e personagens de fácil percepção.
O diretor-geral Alexandre Avancini disse que a novela vai “pra cima” do Jornal Nacional, já que começa no mesmo horário. Essa ‘promessa’ começou a se desenhar.
De acordo com dados prévios o Ibope, Os Dez Mandamentos registrou 9.7 pontos de média. Na mesma faixa, a Globo marcou 20.4 e o SBT, 9.6 pontos. Os números consolidados serão divulgados no início desta tarde.
Esse índice do primeiro capítulo representa 670 mil domicílios e quase 2 milhões de telespectadores somente na Grande São Paulo. A trama pontuou bem acima da produção anterior da Record, Vitória, que teve média geral de 5.8 pontos.
Nesta segunda, o Jornal Nacional alcançou média de 20 pontos, também segundo aferição prévia do Ibope. Caso se confirme, será a audiência mais baixa do ano. Na semana passada (de segunda a sábado) a média foi de 25.5 pontos.
É interessante ter novelas tão distintas na faixa das 21h. Na Record, uma história bíblica com aspecto hollywoodiano. Na Globo, os enredos polêmicos de Babilônia. No SBT, as traquinagens vistas em Chiquititas e Carrossel. Na Band, o folhetim turco Mil e Uma Noites.
Fonte: Terra