River empata no Rio Grande do Sul e se classica para Série C do Brasileirão
Com o empate por 1 a 1 em Lajeado-RS, o River conseguiu o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro e marcou história no futebol piauiense.
Cleiton Jarmes em 19 de outubro de 2015
O River está na Série C do Campeonato Brasileiro. É simples e gigantesco. Em Lajeado-RS, o River empatou com o Lajeadense por 1 a 1 e garantiu seu acesso de divisão. Um sonho realizado e um marco na história do futebol piauiense.
O péssimo estado do gramado da Arena Alviazul, palco do jogo, foi piorado pela determinação do time gaúcho de molhar o local por cerca de meia hora antes da partida. Sem conseguir tocar a bola, o time riverino sofreu com a pressão do Lajeadense que chegava principalmente em chutões e lançamentos longos.
A missão do time gaúcho era árdua. Marcar três gols e não levar nenhum para pelo menos disputar a vaga nos penaltis era difícil, mas menos complicada quando, aos 27 minutos do primeiro tempo, Alan recebeu na área e tocou no cantinho do goleiro Naylson e abriu o placar em Lajeado.
A esperança do time alviazul cresceu. A pressão contra o River também, mas o tricolor conseguiu suportar e levou para o vestiário o placar de 1 a 0.
Na volta ao campo, o River trocou Júnior Xuxa pelo volante Thiago Dias e começou a ganhar mais bolas no meio-campo, além de ter uma maior consistência defensiva. Sem conseguir ganhar campo e vendo o tempo passar, o Lajeadense começava a errar bastante e apelar para faltas duras.
Aos 17 minutos do segundo tempo, o River conseguiu a tal ‘bola do jogo’. Em bom ataque puxado por Thiago Dias, o volante cruzou para a área na direção de Eduardo que fez um lindo corta-luz e deixou a bola à feição para Fabinho chutar com categoria no canto esquerdo do goleiro Giovani.
Com o gol marcado pelo tricolor, o Lajeadense precisava fazer mais quatro. A missão virava quase um roteiro de filme e o time gaúcho não suportou tamanha pressão. Sem conseguir acertar jogadas ofensivas, o time alviazul ainda teve o lateral Goiano expulso após acertar um pontapé em Thiago Dias.
A classificação já era certa. A torcida do Lajeadense ainda protagonizara cenas lamentáveis, soltando rojões em direção ao banco do River, acendendo sinalizadores na arquibancada e até agredindo o Dr. Miguel Ângelo, médico do clube piauiense.
Nada disso conseguiu manchar a classificação do River. O juiz apontou o centro de campo e definiu que o dia 19 de Outubro era agora o Dia do Piauí e o Dia do River. O dia em que o River fez história no futebol do nosso estado.
O acesso está garantido, mas o Galo ainda continua na briga pelo título da Série D. O próximo adversário é o Ypiranga, também do Rio Grande do Sul.
Fonte: O Olho