Advogado é preso por questionar abordagem da Polícia Militar no município de Bertolínia, Sul do Piauí
Carmo Neto em 13 de dezembro de 2023
O advogado Willians Lopes Fonseca foi preso na tarde desta terça-feira (12) por uma equipe do 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, na cidade de Bertolínia, após questionar a abordagem dos policiais em uma ocorrência. O caso foi registrado em um vídeo gravado pelo advogado Marcelo Trindade.
Tudo iniciou após um jovem colidir contra uma viatura da PM durante uma vaquejada na cidade. Ele chegou a procurar pelos policiais no evento, mas não os encontrou, e retornou para casa. Pouco tempo depois, policiais militares foram até a residência do rapaz, que chamou o advogado Marcelo Trindade para resolver a situação.
Quando o advogado chegou ao endereço indicado, teve o carro “trancado” por duas viaturas, e os policiais passaram a exigir que o jovem que bateu no veículo se apresentasse. Diante disso, Marcelo Trindade acionou o colega Willians Fonseca, que se dirigiu ao local e tentou negociar com os policiais.
No vídeo, é possível ver Willians Fonseca questionando a atitude dos policiais. “Quem está aqui para criar problemas são vocês, olha o carro do colega advogado apreendido, sem motivo nenhum”, argumenta o advogado.
Segundos depois, um dos policiais afirma que o advogado seria conduzido até a Delegacia de Uruçuí. Diante da voz de prisão, Willians Fonseca diz que somente sairia dali algemado, e, nesse instante, dois policiais o imobilizam e algemam suas mãos.
Willians Fonseca foi conduzido à delegacia, sendo acompanhado por colegas advogados e por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ressaltaram a ilegalidade da prisão, alegando abuso de poder por parte dos policiais.
O que diz a OAB
Em nota, a OAB Piauí repudiou a prisão de Willians Fonseca, ressaltando que o advogado teve suas prerrogativas violadas quando estava em pleno exercício de sua profissão.
Fonte: Cidade Luz