Água de barragem no Piauí põe em alerta pelo menos 5 cidades
Administrador em 10 de abril de 2018
Com o aumento do Rio Maratauãn, no Norte Piauí e o escoamento da água da Barragem do Bezerro, pelo menos cinco cidades da região estão em estado de alerta. Cidades como Lagoa Alegre, Cabeceiras, Barras, Batalha e Esperantina já sentem o efeito do aumento do nível dos rios e equipes do Exército, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros já se deslocaram para as áreas de risco, a fim de evacuar as famílias. Ginásios e escolas nos municípios já estão preparados para abrigá-las. A orientação para estas pessoas é de que não voltem às suas casas até segunda ordem, uma vez que essas localidades podem ficar alagadas.
Em Barras, alguns locais já começaram a alagar na tarde de segunda-feira (09), como nos bairros Pedrinhas e Riachinho e no entorno do restaurante Flutuante, em razão do aumento do nível das águas do rio. Bairros de Esperantina também começaram a sofrer alagamento.
O prefeito de Barras, Carlos Monte, afirmou que não há nenhuma residência alagada. Ele disse que aproximadamente 13 bairros correm o risco de serem invadidos pela água. “Então, sabendo do risco, está sendo feito um planejamento e uma avaliação preliminar, estamos discutindo tudo, fazendo um levantamento de quantas famílias são, dos locais para onde elas iriam, de como alimentá-las. Estamos vendo ginásios poliesportivos pra serem alojadas. São cerca de 12 ou 13 bairros que podem ser afetados”, disse Carlos Monte.
Segundo o diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, na manhã de ontem o nível da água da barragem baixou 8 cm, resultado que considera como consequência da ação integrada que iniciou na manhã de domingo (08). Equipes de engenharia e máquinas pesadas foram enviadas para a região afetada com o propósito de aumentar a vazão da água e evitar a pressão sobre as paredes fragilizadas e, assim, evitar o rompimento da estrutura. Geraldo Magela acredita que as equipes conseguirão conter a tragédia.
O reservatório tem capacidade de 10 a 11 milhões de m³ d’água. “A obra que estamos realizando está avançando. Estamos rebaixando o nível dos sangradouros para diminuir o volume d’água na barragem. Assim vamos diminuir a pressão na parede”, explica o diretor do Idepi.
Magela ressalta que não haverá problemas de abastecimento por conta da barragem. “Não vamos secar a barragem, vamos apenas diminuir o volume. Estamos fazendo o possível para evitar o rompimento. Acreditamos que vamos conseguir”, finaliza o gestor estadual.
200 famílias são remanejadas
De acordo com Fernando Freitas, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de José de Freitas, mais de 200 famílias foram removidas de regiões que poderiam ser afetadas pelo rompimento. “Não vamos ter prejuízos humanos”, enfatizou o gestor. “Vamos ter apenas prejuízos materiais, mas o importante é que deu para resgatar todo mundo. Tivemos um bom planejamento emergencial”, frisa.
Mais de 130 funcionários da Defesa Civil do Piauí, além do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros, compuseram equipes de resgate. “Estamos fazendo um trabalho enorme com o Idepi [Instituto de Desenvolvimento do Piauí], mas ainda não temos previsão de conclusão”, acrescenta Freitas.
Desde a segunda-feira (8), está declarada situação de emergência pelo poder municipal de José de Freitas. Foram evacuadas as áreas do entorno do reservatório Barragem do Bezerro, sobretudo as localidades de Açaí, Simpatia, São Fernandes, Assentamento Lembrada, Sol Nascente, Cipaúba, Jacaré, Pai Luiz e áreas vizinhas. As pessoas foram alocadas na quadra da Escola Monsenhor Deusdedith de Craveiro Melo (Caic). Em solidariedade às famílias, equipes da Prefeitura Municipal de José de Freitas estão recebendo doações de colchões e agasalhos.
Pedido em 2017
A Prefeitura Municipal de José de Freitas já havia pedido ao Governo do Estado do Piauí o reforço do paredão de contenção da Barragem do Bezerro. O documento previa uma possível tragédia em 15 de março de 2017, prevendo as chuvas fortes do ano passado. Em 2018, o volume de águas foi superior ao ano passado.
A previsão é de mais chuvas para o Norte do Estado, inclusive o município de José de Freitas, que nesta terça-feira tem 90% de chances de chuvas, com expectativa de 5 mm de precipitação.
Meio Norte