Catorze municípios da região de Picos estão sob racionamento
O governador do Estado, Wellington Dias (PT), decretou hoje racionamento de água em 27 municípios do Piauí por tempo indeterminado. A medida é devido a estiagem no semiárido e leva em conta os baixos índices de açudes e barragens do Piauí.
Cleiton Jarmes em 28 de junho de 2017
O governador do Estado, Wellington Dias (PT), decretou hoje racionamento de água em 27 municípios do Piauí por tempo indeterminado. A medida é devido a estiagem no semiárido e leva em conta os baixos índices de açudes e barragens do Piauí. O decreto impõe racionamento para residências, indústrias e comércios.
Fica proibido usar água para lavar carros e calçadas e prevê bônus ou sobretaxa aos consumidores, de acordo com decreto do governador. O fornecimento de água deverá ser garantido para hospitais, postos de saúde e escolas. A maior cidade afetada é São Raimundo Nonato.
Com a medida, o governador autoriza ainda que os órgãos do Estado estabeleçam medidas de restrição ao uso de água tratada para finalidades não essenciais como lavar carros, calçadas, regar flores, jardins e hortas.
O decreto não especifica a definição de punições em caso de descumprimento. O documento já entra em vigor já nesta quarta-feira (28).
Municípios sob racionamento:
Jaicós
Curimatá
Julio Borges
Avelino Lopes
Fartura do Piauí
Francisco Santos
Monsenhor Hipólito
Belém do Piauí
Padre Marcos
Caridade do Piauí
Curral Novo do Piauí
Jacobina do Piauí
Simões
Alagoinha do Piauí
Campo Grande do Piauí
Fronteiras
Pio IX
São Julião do Piauí
Vila Nova do Piauí
Bonfim do Piauí
Coronel José Dias
Dirceu Arcoverde
Jurema do Piauí
São Braz do Piauí
São Lourenço do Piauí
São Raimundo Nonato
Varzea Branca
Fonte: G1/Piauí