Detento é encontrado morto durante motim em Penitenciária do Piauí
Administrador em 15 de janeiro de 2018
O detento Kelvin Sousa Alves foi encontrado morto em sua cela 3, do Pavilhão B, da Penitenciária Irmão Guido, na zona rural de Teresina, no final da tarde deste domingo, durante uma vistoria feita pela Polícia Militar (PM) e agentes penitenciários para avaliar o rescaldo de uma rebelião provocada pelos presos durante a manhã.
Para conter a rebelião, os policiais dispararam tiros de efeito moral e há a suspeita de que Kelvin Sousa Alves foi atingido por uma bala de borracha.
O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, declarou que Kelvin Sousa Alves não apresentou perfurações no corpo, mas apenas um laudo do óbito a ser produzido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Ele declarou que para conter motins, os agentes policiais e policiais militares usam artefatos de efeito moral.
NOTA
Acerca de informações divulgada neste domingo (14) pela imprensa, a gerência da Penitenciária Irmão Guido esclarece o seguinte:
1 – Não houve motim na unidade;
2 – Na tarde deste domingo, ocorreu uma vistoria de rotina no presídio;
3 – A respeito do falecimento de detento, o preso passou mal no último sábado (13), recebeu atendimento e alta médica, retornando, assim, ao estabelecimento penal;
4 – Já neste domingo, durante a realização de vistoria na penitenciária, o detento reclamou de estar passando mal, novamente, razão pela qual o Samu foi acionado para prestar atendimento. Apesar disso, o preso veio a óbito;
5 – Ainda acerca do falecimento do detento, não procede informação de ele teria morrido devido à explosão de granada.
Gerência da Penitenciária Regional Irmão Guido
Meio Norte