Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Duas mulheres foram estupradas por dia no Piauí, revela pesquisa do Ipea

em 06 de junho de 2018

Imagem meramente ilustrativa

Quase duas mulheres foram estupradas por dia no Piauí em 2016. A alarmante estatística foi divulgada nesta terça-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) através do Atlas da Violência 2018, publicação produzida em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Naquele ano, 653 mulheres foram vítimas de violência sexual.

O número é ligeiramente maior do que o registrado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS), que notificou em 2016, 559 casos de estupro.

O Estado com maior número de estupros é São Paulo, com 10.055 vítimas. No Piauí, o último caso de grande repercussão ocorreu no começo da semana em Teresina. No domingo, um ex-marido foi preso suspeito de espancar, estuprar e manter em cárcere privado a esposa. Ela conseguiu fugir e denunciar o caso à polícia.

Denúncia que pode ser feita através de um aparelho de celular, graças ao aplicativo Salve Maria, -tecnologia desenvolvida pelo Governo do Estado. O mecanismo foi criado para que a “polícia esteja mais próxima da população” e para “chegar o mais rápido possível no local onde a vítima está”.

Através do Botão do Pânico, o denunciante emite um ponto de localização da ocorrência para a viatura mais próxima, fazendo que os policiais cheguem o mais rápido possível até a vítima.

No dia 15 de maio de 2018 foram sancionadas pelo governo do Estado as leis que criam o Departamento Estadual de Proteção à Mulher e também as Delegacias das Mulheres em todos os territórios de desenvolvimento do estado.

Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.