Em Marcolândia, Lula é recebido por multidão, onde se iniciou a trajetória da caravana ‘Lula pelo Brasil’ no Piauí
Administrador em 02 de setembro de 2017
A caravana do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva desembarcou na cidade de Marcolândia-PI, na manhã desta sexta-feira (01), por volta das 11 hrs.
O ex-presidente se encontrava anteriormente na cidade de Araripina, interior do estado de Pernambuco, onde participou de um café da manhã juntamente com o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, e demais secretários do estado.
Após a estadia na cidade de Araripina-PE, Lula se dirigiu para Marcolândia, onde foi recebido por uma grande multidão. Logo na chegada ao município, Lula fez uma parada e tirou fotos com as pessoas que o aguardavam, onde foi abraçado por toda a militância que estava no local. Logo em seguida, o ex-presidente se dirigiu para as proximidades do Parque Eólico da cidade, onde foi montado um palco, as margens da BR-316. Toda a caravana participou do ato, como diversos Deputados Federais, Senadores, o Governador Wellington Dias, a Senadora Regina Sousa, o Deputado Federal Marcelo Castro, o presidente do PT, Assis Carvalho, e o Deputado Federal Flavio Nogueira.
O evento da chegada de Lula ao Piauí contou com vários prefeitos da região, onde cerca de 10 cidades compareceram ao ato, que na ocasião Lula foi homenageado por pessoas de movimentos sindicais, vaqueiros, e recebeu diversos presentes como forma de homenagem. O vaqueiro Chico do boi, da cidade de Santa Cruz presenteou o ex-presidente com um chapéu de couro, onde foi usado por ele a todo momento. Lula também recebeu uma miniatura de torre Eólica, como uma lembrança, simbolizando sua vinda ao município de Marcolândia, já que sua visita foi impulsionada pela questão da energia renovável que está sendo produzida.
O ex-presidente Lula discursou sobre como ele queria provar o valor do nordestino, relatando que o povo pobre também tem que ter seus direitos de igual com qualquer outra classe. “Eu queria provar mais, eu queria provar que nordestino não nasceu para trabalhar de servidor de pedreiro, ele também quer ser engenheiro, ele também quer ser médico, ele também quer ser advogado, porque que para nós só restou o serviço pesado, eu queria provar que na hora que a gente colocasse o filho de um trabalhador comum no mesmo banco da escola dos filhos do rico, eles seriam iguais, eu quero provar se o dinheiro é capaz de fazer uma criança rica ser mais inteligente que uma criança pobre, eu queria provar, eu queria garantir a igualdade de oportunidade, eu não queria e não quero tirar nada de nenhum estado do País, eu só quero apenas que as pessoas sejam tratadas em igualdades de condições, cada pessoa tenha a mesma oportunidade, e aí que vença o melhor, é como se fosse uma olimpíada da vida”.
Lula ainda falou sobre o projeto social ‘Fome Zero’, um projeto que foi elaborado em seu mandato e implantado primeiramente no Piauí, relatando também qual é o objetivo principal da Caravana, que ele trata como um jeito de voltar a ter contato com o povo brasileiro. “Vocês lembram que a primeira cidade a receber o programa fome zero foi a cidade de Guaribas aqui no estado do Piauí, mas olhem, essa caravana, que eu resolvi fazer percorrendo esses estados, ela tem o objetivo principal de voltar a conversa com o povo brasileiro, voltar a ouvir o povo brasileiro, o que aconteceu nesse pais depois de 12 anos de governo do PT, e o que está acontecendo nesse país depois de 1 ano e meio do golpe, dá para tentar sentir que o povo percebeu” disse o ex-presidente.
Além do ex-presidente Lula, o Governador Wellington Dias discursou sobre a chegada do Presidente ao Piauí, e sobre como sua infância também se assemelhava a de Lula, destacando os atos do ex-presidente para o povo do estado. “Eu também vivia na lamparina, eu também vivi em lugar que não tinha agua, em lugar que não tinha estrada, vivendo muitas vezes com a minha família em lugares onde as pessoas moravam em casinha de taipa por que não era possível ter habitação, então meu presidente Lula, esse povo está aqui no meio desse sol quente, ao lado dessas energias eólicas sabe porque, porque eles sabem que a vida deles mudou, e mudou a partir de 2003 aceleradamente com o governo de Luís Inácio Lula da Silva , e eu sei é claro, que isso incomoda, isso incomoda porque o dinheiro do Brasil que não tinha para essas coisas, era porque era um dinheiro que só ia para os mais ricos , muitas vezes, a rede elétrica do mais rico passando por cima da casa do pobres e não se cortava energia, então o que eu quero aqui com essas palavras é dizer presidente que foi no seu governo que se teve o mais estratégia programa de energia, com a nossa presidente Dilma Rouseff, como ministra das minas e energia, no seu primeiro mandato e ali ela veio lançar o programa ‘luz para todos’ no estado do Piauí” relatou o Governador.
O prefeito de Marcolândia, ‘Chico Pitu’, fez questão de agradecer a presença do ex-presidente e sua Caravana, juntamente com todas as autoridades políticas presentes, e a participação da população, que foi para prestigiar o ex-presidente. “Queria agradecer aos vereadores, deputados federais, deputados estaduais, quero agradecer ao governador e gostaria de agradecer ao presidente Lula, Marcolândia hoje é um dia que vai ficar na história, nos que sofremos com a seca com a falta d’água, mas que hoje todo mundo nem sede está sentindo, em virtude da visita do nosso presidente Lula, eterno presidente do país, um dos homens mais elogiados no mundo, tachado, dito, falado e comentado pelo Barack Obama, Lula você é o cara, foi ele que disse e isso é a prova agora que essa caravana do Brasil, hoje está com 16 dias que eles estão andando então isso aqui, isso aqui pra nós vai marcar todo o nosso povo de Marcolândia, quero agradecer de coração a participação de vocês, a organização que vocês fizeram ao governo do estado, a pessoa do governador Wellington Dias, ao meu deputado Lima, ao meu deputado Assis Carvalho, e também aos deputados todos aqui são votados em Marcolândia, quero agradecer a todos vocês.”
Logo após o ato, a caravana seguiu caminho para a cidade de Picos-PI, onde continuará cumprindo a agenda programada.
Confira as imagens:
PICOS
8h30 – Visita a Casa Apis
• Visita Feira de Potencialidades
Entrega do Titulo de Cidadão Picoense ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
9h – Ato – “Mais Empreendedorismo para Mais Emprego” (Empreendedorismo, Trabalho, Emprego e Renda)
Local: Área da Casa Apis
TERESINA
17h – Chegada de Lula em Teresina pela Praça Central do Esplanada (próximo à Vila Irmã Dulce)
19h – Jantar de Adesão; novas filiações ao Partido dos Trabalhadores
Local: Clube da APCEF
Dia 03 de setembro de 2017 (domingo)
ALTOS
8h45 – Chegada em Altos
9h15 – Ato – “Mais Habitação, Mais Cidadania” (Moradia); entrega de título de cidadão Altoense ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Local: Ginásio Coberto Guilherme Melo
TERESINA
10h00 – Ato – “O Brasil Não Abre Mão do Seu Futuro”
Local: Teresina Hall
TIMON-MA
18h00 – Ato Público; entrega de entrega de título de cidadão Timonense ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Dia 04 de setembro de 2017 (segunda-feira)
TERESINA
9h – Entrega do Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí
Local: UFPI
Lamentável ! Um dos Estados da Federação,dos mais pobres, por conta desta Politica assistencialista perpetuada por politico corruptos ,entra em “êxtase” com a visita de um Hexa-Réu e condenado a 9 anos e 6 meses de cadeia em regime fechado ! Vcs merecem ! Em tempo,sou nordestino,Pernambucano, e em 2014 NÃO elegemos nenhum Dep.Federal desta QUADRILHA ,chamada PT !