Em Teresina, prefeito Welington Carlos participa de evento que discute a desertificação no interior do Piauí, evento foi organizado pelo tribunal de justiça do Piauí
Administrador em 04 de agosto de 2017
Na última quinta-feira (3) o prefeito da cidade de Santo Antônio de Lisboa, Welington Carlos, participou da reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que ocorreu na capital Teresina.
O evento, sediado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), reuniu diversas autoridades políticas, ambientalistas, produtores rurais e sociedade em geral interessada no tema.
O encontro visa principalmente à identificação de estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil, e à discussão da futura estratégia decenal (2018-2030) para implementação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).
O prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos, frisou a preocupação das autoridades locais com a dimensão do problema da desertificação no Piauí. O município, que fica localizado na região da Grande Picos, é gravemente afetada pela estiagem, e está recebendo um projeto-piloto do MMA contra a desertificação.
O presidente do TJ-PI, desembargador Erivan Lopes, ressaltou o compromisso do Judiciário piauiense com a execução de projetos na área de responsabilidade sócio-ambiental. “Precisamos de uma política nacional contra o problema da desertificação. Essa é uma questão que deságua em todas as esferas de poder, inclusive no Judiciário. Com a terra improdutiva, a população migra para os centros urbanos, inflando problemas que acabam chegando ao Judiciário, relacionados a violência, saúde”.
A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, destacou números alarmantes relacionados à desertificação, não apenas na região Nordeste, mas em todo o País, e alertou os riscos deste fenômeno, além da infertilidade do solo. “Essa areia, essa terra, toma os rios, acaba assoreando açudes, lagoas, trazendo prejuízos diversos à população. Precisamos, como estamos fazendo aqui, unir forças com as comunidades para desenvolver políticas públicas consistentes”.
O semiárido nordestino é a área que mais sofre com a ameaça de desertificação no Brasil, alcançando cerca de 10% de sua área. No Piauí, a região de Gilbués é a mais afetada com o fenômeno.
Confira a programação do evento:
Reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil
Data: 3 e 4 de agosto de 2017
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (03/07)
9h – Abertura
10h30 – Intervalo
11h – Detalhamento das ações e resultados esperados (DRSCD, DNOCS, SEMARH E SAIC)
12h30 – Almoço
14h às 18h – Reuniões dos grupos
Grupo I – Secretários estaduais de Meio Ambiente
Grupo II – Superintendentes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS)
Grupo III – Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) com oficina sobre A3P
Grupo IV – Reunião científica
Grupo V – Representantes dos Tribunais de Contas do estado
Sexta-feira (04/07)
9h – Reuniões de grupo – continuação
10h30 – Intervalo
11h – Reuniões de grupo – final
12h30 – Almoço
14h às 18h – Plenária com apresentação dos resultados e deliberações finais
MAIS FOTOS DO EVENTO
FONTE: Corregedoria Geral da Justiça
FOTOS: Ascom TJ-PI