Famílias ficam desabrigadas em no Piauí após cheia de rio
Carmo Neto em 15 de março de 2022
Pelo menos 15 famílias estão desabrigadas na cidade de Esperantina, localizada 188 km ao Norte de Teresina. Durante fortes chuvas na sexta-feira (11) e no sábado (12), o rio Longá excedeu a cota de inundação e invadiu casas em pelo menos três bairros da cidade.
A previsão era de chuvas intensas para a capital e o interior, em especial o Norte do estado. Devido aos temporais, o rio Longá ultrapassou 8m20 e atingiu os bairros Centro, Batista de Amorim e Pedreiras.
Famílias ficam desabrigadas em Esperantina após cheia do rio Longá no Piauí — Foto: Gleytownei Miranda/Arquivo pessoal
Na manhã desta segunda-feira (14), o nível ficou em 7m40, ainda acima do nível de alerta, segundo o Serviço Geológico do Brasil.
Em Luzilândia e Barras, os rios Parnaíba e Marathaoan, respectivamente, estão bem acima do nível de alerta, próximos à cota de inundação. Na capital e em Floriano, os rios estão bem abaixo dos níveis de atenção.
Segundo a gestão, um dos pontos mais críticos foi na altura do Riacho do Alecrim, que transbordou e cortou a pista que liga Esperantina a Joaquim Pires. Estão comprometidos ainda os acessos a ao Parque Ecológico Cachoeira do Urubu e à Zona Rural de Esperantina.
Famílias ficam desabrigadas em Esperantina após cheia do rio Longá no Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube
Segundo a Prefeitura da cidade, até o momento há o registro de 15 famílias desabrigadas, totalizando 60 pessoas. Contudo, mais famílias podem ter deixado suas casas sem buscar a prefeitura.
Ainda não há informações sobre que tipo de auxílios as famílias irão receber. Muitas pessoas estão abrigadas nas casas de familiares e em unidades escolares municipais. A prefeitura está fornecendo refeições para as pessoas que estão nas escolas.
Equipes da Defesa Civil e Assistência Social estão percorrendo os bairros afetados.
Famílias ficam desabrigadas em Esperantina após cheia do rio Longá no Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube
Como obter ajuda
A prefeitura disponibilizou dois números de telefone, que também são contatos de WhatsApp, para que a população solicite ajuda: 86 99926-3496 / 86 99925-4989.
Fonte: G1 Piauí