Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Golfinho encalha em praia no litoral do Piauí

O animal foi encontrado por visitantes que estavam na praia e chegaram a acionar a Companhia Independente De Policiamento Turístico (Ciptur) para ir até o local.

em 16 de março de 2017

(Foto: Reprodução/Portal do Catita)

Um golfinho foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (16), na praia do Arrombado, em Luís Correia. O animal foi encontrado por visitantes que estavam na praia e chegaram a acionar a Companhia Independente De Policiamento Turístico (Ciptur) para ir até o local.

(Foto: Reprodução/Portal do Catita)

Procurada pelo Cidadeverde.com, a pesquisadora Jacqueline Vieira, especialista em Golfinhos afirmou que no litoral piauiense é comum a presença dos animais. Há inclusive o registro de outras espécies, entre elas a mais comum é Sotalia guianensis (boto-cinza), ocorre do também Tursiops truncatus (golfinho-nariz-de-garrafa), Steno bredanensis (golfinho-de- dentes-rugosos) e outros. O encalhe encontrado hoje, não foi identificado, mas pode pertencer a uma espécie que ainda não tem registro no Piauí.

“Várias causas podem ter provocado o encalhe. Provavelmente ele foi atingido por algum apetrecho de pesca, pode ter ficado debilitado, ou se perdeu do cardume. Muitos motivos podem ter trazido ele para cá”, explicou.

(Foto: Reprodução/Portal do Catita)

Há um ferimento no dorso do animal que, segundo a especialista, pode ter sido provocado por material de pesca. Por falta de recursos e material de pesquisa adequado, muitas vezes os encalhes acabam enterrados no litoral. Segundo a especialista no caso de hoje, serão retiradas amostras do animal para pesquisas futuras. Ainda não foi definido o que será feito com o encalhe.

Nova espécie

Jacqueline acrescenta que pelas imagens é possível dizer que o animal é do gênero Stenella que é mais oceânico, após uma análise mais conclusiva poderá se precisar se é ou não o primeiro registro. “É possível precisar somente que é um filhote, que esteja bem debilitado pois está magro, mas é um bicho mais oceânico. É possível que este seja o primeiro registro dessa espécie de golfinho na região”, completou.

(Foto: Reprodução/Portal do Catita)

Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.